DTG Acácia Negra levará estátua de Paixão Cortes no Desfile Farroupilha do dia 20 na Ramiro



Paixão Côrtes será lembrado no Desfile Farroupilha

A rua Ramiro Barcelos, tradicional palco do Desfile Farroupilha em Montenegro, recebe diferentes homenagens no 20 de Setembro, sendo que algumas delas serão direcionadas ao tradicionalista Paixão Cortes, falecido no dia 27 de agosto deste ano.

Entre as entidades tradicionalistas participantes do evento na quinta-feira (20), está o DTG Acácia Negra que, na ocasião, levará uma estátua referente à Paixão Cortes, em forma de homenagem póstuma.

O monumento foi criado para uma apresentação do DTG, em 2014, pelo artista porto alegrense José Antônio Rocha Nunes, conhecido como Toninho Escultor. A obra, que foi inspirada em livros e registros cedidos pelo próprio Paixão Cortes na época, é uma forma de relembrar toda a história e importância do tradicionalista para a cultura gaúcha.

A estátua, que mede cerca de dois metros de altura, foi esculpida em isopor e revestida com resina.

O escultor lembra que, na oportunidade, foi elogiado e parabenizado por Paixão Cortes pela criação da obra. “Para construí-la tive autorização diretamente do Paixão. Ao final ele me disse que essa estátua, hoje em Montenegro, é a obra mais perto da realidade que foi feita em réplicas com relação ao seu nome. Ele destacou que a inclinação da cuia de chimarrão ficou perfeita” – lembra Toninho.

João Carlos D'Ávila Paixão Côrtes nasceu em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste gaúcha, no dia 12 de julho de 1927. Ele era agrônomo, mas se tornou conhecido como folclorista, radialista e pesquisador, considerado um dos maiores nomes do tradicionalismo no Rio Grande do Sul.

Paixão Côrtes foi mentor de inúmeras solenidades que buscavam enaltecer a importância de símbolos socioculturais do cenário gaúcho. A Chama Crioula, o Desfile dos Cavalarianos, a Ronda Crioula e o primeiro Centro de Tradição Gaúcha, são exemplos de algumas das atividades realizadas pelo tradicionalista.

O Desfile Farroupilha 2018 tem início previsto para as 10h e o DTG Acácia Negra é a sétima entidade a compor a ordem de entrada.

Fotos: ACOM