Desfile Farroupilha será quinta-feira 20/09/2018 ás10h




Programado para iniciar às 10h desta quinta-feira (20), o Desfile Farroupilha de Montenegro conta com a participação de 24 entidades que levarão para a rua Ramiro Barcelos tradicionalistas em uma festa que reúne todas as idades. Bandeiras, chimarrão e churrasco vão para a rua, que também recebe algumas execuções de danças e música gaúcha. Em 2018, os homenageados da Semana Farroupilha de Montenegro são a empresa Sinoscar Montenegro e o tradicionalista Adão Machado da Mota.

A edição deste ano tem como tema “Tropeirismo”, um ciclo econômico, social e cultural, e um dos principais responsáveis pela formação da identidade do povo do Rio Grande do Sul. Em meados dos séculos 17 e 18, os tropeiros eram partes da vida da zona rural e cidades pequenas dentro do sul do Brasil. Vestidos a caráter, eles comandavam rebanhos de gado e levavam bens da região para o estado de São Paulo. De lá, animais e mercadorias se deslocavam para outros estados do Brasil.

Durante o Desfile Farroupilha, o trânsito das vias entorno da rua Ramiro Barcelos sofrem alguns provisórios bloqueios, iniciando as 6h e seguindo até às 13h. Durante este período, o roteiro dos ônibus que vem da rua João Pessoa será desviado pela rua José Luiz e pela rua Dr. Flores. No sentido bairro/centro, o desvio é feito na rua Capitão Machado e, depois, na rua Capitão Cruz.

Os pontos com isolamento são:

Rua João Pessoa trecho entre as ruas José Luiz e Capitão Machado, rua Ramiro Barcelos trecho entre as ruas Santos Dumont e Cel. Álvaro de Moraes, rua Capitão Cruz trecho entre as ruas Fernando Ferrari e Capitão Machado, rua Fernando Ferrari trecho entre as ruas Dr. Flores e Bento Gonçalves, rua Júlio de Castilho trecho entre as ruas Dr. Flores e Capitão Porfírio, e rua Capitão Machado trecho entre as ruas João Pessoa e Capitão Cruz.

Em caso de condições climáticas desfavoráveis, o Desfile Farroupilha 2018 será cancelado.