COOPEROB - 1ª Cooperativa formada por estudantes de Montenegro

 
 
Quando corpo docente, alunos e pais acreditam que fazer diferente na educação é possível, os projetos acontecem. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Osvaldo Brochier, da pequena localidade de Santos Reis, é a prova de que sonhar coletivamente é possível.

Na manhã desta terça-feira (18), foi oficialmente criada a primeira Cooperativa formada por estudantes de Montenegro. Vinte e três alunos da Escola Osvaldo Brochier passaram a fazer parte da cooperativa. Além da aprovação legal, eles escolheram como presidente Ana Laura Pilger, na vice-presidência Marina Laux da Silva e os demais conselheiros. 
 
O objeto de estudo da cooperativa são as Mudas de Ervas Medicinais Biodinâmicas, que é desenvolvido por alunos do 6º ao 9º ano. 
 
Pais, estudantes, autoridades, educadores e representantes de cooperativas participaram da solenidade. O presidente da Câmara, Vereador Erico Velten, elogia a iniciativa da escola em estar incentivando os estudantes a aprender o principal sentido da cooperação, que é atuar de forma coletiva. “Sozinho ninguém faz nada. Fico emocionado, como filho de agricultores, em ver esse tipo de atitude”, enaltece Velten. 
 
Todo o projeto de criação da COOPEROB contou com o apoio do consultor de cooperativas, professor Everaldo Marini, do Sicredi, pais e professores. Em sua fala, a professora e coordenadora da COOPEROB, Márcia Da Pieve, destacou a importância de se construir caminhos diferentes, que multipliquem o trabalho em equipe. Fazendo referência aos alunos, Pieve concluiu: “vocês são pedras preciosas que estão ganhando forma”. 
 
A diretora da escola, Débora Cristiane Pohren, lembrou que já existe cooperação entre escola e comunidade, e que naquele momento estava acontecendo o fortalecimento desta troca. “Através da Assembleia de hoje, está se dando corpo e alma ao que já acontecia aqui”, comemora a diretora. 
 
No Rio Grande são 100 educandários com Cooperativas, e no Vale do Caí a escola Osvaldo Brochier passa a ser a primeira.