Alunos de Montenegro recebem convite para participar de Feira no México



Alunos recebem convite para participar de Feira no México

O projeto científico “Feijão: Pra Quê?”, originado pela Escola Municipal de Ensino Infantil Santo Antônio em 2017, foi convidado a participar de Feira Nacional de Ciências no México. Desde seu início, os alunos já foram premiados em Feiras de Montenegro, Novo Hamburgo e Recife/PE.

O Prefeito Municipal Kadu Müller recebeu na manhã desta quarta-feira (26) os alunos Lucas Eduardo Bergold, Brenda Luísa Cardoso de Souza, Manuella da Silveira Rodrigues e Nicole Kohls, premiados na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (FENECIT) com o projeto “Feijão: Para quê?”.

Orientados pela professora Maria Cristina Soares e co-orientados pela assistente de escola Rita Magale Soares de Paula, os alunos participaram da Feira de Iniciação Científica da EMEI Santo Antônio e, posteriormente, representaram a escola na Feira Municipal de Iniciação Científica de Montenegro (FEMIC), em 2017.

Após avaliação durante a FEMIC, o projeto “Feijão: Para quê?” foi classificado para a MOSTRATEC em Novo Hamburgo, ocorrida entre os dias 23 e 27 de outubro do ano passado. Durante o evento, o projeto destacou-se pela relevância e oralidade dos alunos e, à convite da coordenadora Rosenilda Villar, foram para Recife/PE. Lá, participaram da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia – FENECIT.

Novamente se destacando, o grupo classificou-se em segundo lugar e, de imediato, foram credenciados para participar da XI Nacional Mexican Expociences 2018, que ocorre de 04 a 08 de dezembro na cidade de La Paz, capital do estado de Baja California Sur, no México. A FENECIT, foi realizada de 18 a 22 de setembro.

A professora Maria Cristina ressaltou a emoção que tomou conta de professores e pais ao ver alegria e comprometimento dos alunos durante as participações. Também, destacou que a participação na FENECIT demonstrou o quanto a pesquisa científica qualifica o processo de educação dos alunos, que são capazes de desenvolverem autonomia e curiosidade na busca de novos conhecimentos desde a Educação Infantil. A diretora Alini Motta dos Santos Gonçalves lembra que esse destaque foi um presente emocionante para a EMEI Santo Antônio, que este ano completa 25 anos.

Durante a visita ao Palácio Rio Branco, o Prefeito Kadu destacou e parabenizou o projeto do grupo. “Nos sentimos honrados por toda a representatividade que vocês estão fazendo ao nosso município, levando o nome de Montenegro além fronteira. Estão todos de parabéns”- disse Kadu. A Administração Municipal apoia e incentiva os alunos a seguirem o projeto, participando de eventos científicos, como este que receberam o convite para o México.

Foto: ACOM