12ª Primavera dos Museus em Montenegro



Na tarde desta terça-feira (11), foi realizada, no Museu Histórico Municipal Nice Antonieta Schüler, a cerimônia de abertura do projeto Primavera dos Museus. O evento ocorre anualmente no início da estação, quando museus brasileiros, convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), desenvolvem uma programação especial para o período. Juntamente com a cerimônia, foi aberta a exposição “Um por todas e todas por um”, em homenagem ao grupo de senhoras precursoras do Museu Histórico de Montenegro.

Em 2018, o projeto chega à sua 12ª edição e tem como objetivos promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante; e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Com o tema “Celebrando a Educação em Museus”, a edição deste ano propõe uma reflexão sobre uma das principais funções do museu: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado.

Em Montenegro o projeto visa valorizar e homenagear as educadoras que tornaram realidade a ideia da criação do Museu Histórico. São elas: Elita Leipnitz Griebeler, Elisa Moojen Arpini, Nice Antonieta Schüler, Maria Eunice Kautzmann e Márcia Rigon, já falecidas, e ainda, Áurea dos Santos Noval, moradora e cidadã montenegrina. Todas elas contribuíram para a consolidação do museu de Montenegro, localizado junto ao Complexo da Estação da Cultura. A exposição “Um por todas e todas por um” representa o empenho destas mulheres que, juntas, acreditaram e iniciaram a consolidação do museu.

Durante a cerimônia, Liane Schüler, filha de Nice Antonieta Schüler, falou sobre as lembranças da sua mãe e também fez uma apresentação com harpa em sua memória.

Também presente, Áurea dos Santos Noval falou sobre a criação do museu e como o grupo de senhoras arrecadava objetos para a criação de um acervo.

Foto: ACOM