Recolhimento e descarte correto de vidros e similares


Recolhimento e descarte correto de vidros e similares: tema do Requerimento 110/18, aprovado na Câmara em 23 de agosto. Com isto, haverá o debate sobre a organização de uma Semana de Conscientização, uma proposta do Vereador Erico Velten (PDT).

Explicou que se trata de uma parceira com o Executivo, devendo ser contatado o Secretário de Meio Ambiente para explicar a modalidade através da qual será efetuado o recolhimento do vidro: em containers, ou por um caminhão. “Da forma que é feita hoje, muitos garis estão se machucando”, justificou. A data será marcada nos próximos dias.

Com o mesmo espírito, aprovado o projeto de lei 015/18, do Vereador Joel Kerber (Progressistas), instituindo a Semana Municipal da Cidadania (Consciência Cidadã), todos os anos, entre dois e oito de maio e o Dia Municipal da Cidadania em cinco de maio (data de aniversário de Montenegro). “É muito importante desenvolvermos a consciência cidadã, o que significa desenvolver a cidadania na mente das pessoas”, justificou Kerber. “Precisamos entender que vivemos num grande condomínio, que é o município. Então, precisamos ter regras de convivência”, prosseguiu.

“Se a gente vê um lixo no chão, a gente o ajunta; se vê alguma coisa errada, se colabora; se vê alguém passando necessidade, a gente ajuda. Isto é consciência cidadã, ela é importantíssima”. Defende que nós todos, cada um, faça uma pequena parte: “limpar um pouco a frente de sua casa, ajudar. Advogados, psicólogos, podem dar palestras nas escolas. Há muitas ações que podem ser feitas, para Montenegro tornar-se uma cidade melhor para se viver”. “Vereador Joel, tens o meu irrestrito e total apoio. Parabéns por esta iniciativa” declarou Cristiano Von Braatz (MDB), na discussão da matéria.

Também aprovado o projeto de lei 076/18, do Executivo, que o autoriza a ceder, de forma gratuita, bens municipais à Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas – OASE, entidade mantenedora do Hospital Montenegro. Foram adquiridos com recursos do processo de Consulta Popular, do Governo do Estado, entre eles: mesa cirúrgica elétrica, incubadora neonatal, bisturis eletrônicos, ultrassom e aparelhos de anestesia.