Recém-nascidos tem atendimento especial em Montenegro



Recém-nascidos tem atendimento especial na Secretaria Municipal de Saúde

Entre suas distintas atribuições, semanalmente, a Administração Municipal realiza atendimentos personalizados aos recém-nascidos do município. Através do Setor de Pediatria, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, os atendimentos ocorrem todas as segundas-feiras, pela equipe multiprofissional do setor.
Com a formação de grupos envolvendo os pais de recém-nascidos e, também, atendimentos individuais, os atendimentos são realizados por profissionais técnicos como enfermeira, nutricionista, assistente social e pediatra.

Nos grupos são promovidas orientações de incentivo ao aleitamento materno, higiene e cuidados com o recém-nascido, orientações sobre vacinas, planejamento familiar e cuidados com a puérpera (mães). O atendimento individual, quando necessário, é realizado através de consultas com os profissionais de cada área de atuação.

O serviço conta com a parceira da UBS Centro e das Estratégias de Saúde da Família – ESFs as quais direcionam o primeiro atendimento do recém-nascido ao Setor de Pediatria para que sejam realizadas as abordagens de forma multiprofissional. Segundo o Setor, os bebês que necessitam de atendimento de especialidades profissionais de média e alta complexidade são devidamente referenciados para atendimento qualificado. Prematuros, recém-nascidos com pouco ganho de peso, mães com dificuldades de amamentação, ou outros casos que demandam um acompanhamento direcionado, recebem o atendimento referenciado.

O grupo de atendimento aos recém-nascidos tem como principal proposta, a complementação do serviço de atendimento pré-natal realizado pela Secretaria Municipal de Saúde. A SMS busca desenvolver um atendimento humanizado, conforme recomenda o Ministério da Saúde, cujo objetivo é reduzir os índices de mortalidade infantil.
Ainda, junto ao Setor de Pediatria, os pais/responsáveis podem realizar o teste do pezinho, que tem como período ideal de realização do terceiro ao quinto dia de vida do bebê.

Um dos grandes destaques do serviço ao recém-nascido é a orientação, acompanhamento e atendimento da nutriz no aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê, com continuidade até o segundo ano de vida conforme orientação do Ministério da Saúde.

Importante destacar que o aleitamento materno ainda enfrenta grandes tabus, como por exemplo: a crença do leite fraco, a pouca produção de leite o uso de chás e água. Essa crença acaba sendo desmitificada durante os atendimentos em grupo, onde todas as mães podem esclarecer suas dúvidas e trocar experiências. Outra realidade importante a ser considerada é o acolhimento às mães que apresentam fissuras (machucado na mama), ingurgitamento de mama (leite empedrado), entre outras dificuldades. Esses fatores muitas vezes podem desestimular a prática do aleitamento.

O grupo também oportuniza aos pais o fortalecimento do vínculo e cuidado com o bebê nos primeiros dias de vida, questões do dia a dia como cuidados com o umbigo, banho, vestimenta e vacinação. Além disso, o planejamento familiar também é destaque nessas rodas de conversa tanto para quem deseja ter mais filhos como para aqueles que não queiram mais.

Toda essa acolhida, aliada a todo esse trabalho, está disponível gratuitamente pelo SUS para toda a população residente em Montenegro, através do Setor de Pediatria, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, situada na rua Campos Neto, 177, no bairro Senai.

Foto: SMS/Setor de Pediatria