"Poesia em Movimento” MONTENEGO 2018 reúne grande número de participantes




"Poesia em Movimento” reúne grande número de participantes nesta edição

Além de uma manifestação de beleza e estética retratada através de um poeta em forma de palavras, as poesias comovem, sensibilizam e despertam diferentes sentimentos. Seguindo a linha desta percepção o projeto “Poesia em Movimento” tem como objetivo principal estimular a leitura de poesias, fazendo com que elas, ainda, circulem pela cidade.


Desenvolvido por representantes da Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira, o projeto chega à sua 11ª edição e busca incentivar a comunidade a criar suas poesias e divulgar seus talentos. Para a bibliotecária Alexandra Flores, “o ´Poesia em Movimento` é uma oportunidade para a comunidade e para alunos retirarem suas criações das gavetas e divulgarem suas obras”.

Durante 60 dias de inscrições, encerradas no último dia 20, o projeto recebeu 512 poesias que concorrem nesta edição divididas em quatro categorias: Escritores Montenegrinos, Comunidade em Geral, Estudante do Ensino Médio e Estudante do Ensino Fundamental. Ao todo, a promoção contou com o envolvimento de 22 escolas do Ensino Fundamental, 2 escolas do Ensino Médio, 2 escritores e 3 pessoas da comunidade.

Formada por profissionais da educação, escritores e funcionários da Biblioteca, a Comissão Avaliadora fará análise do material recebido e, por fim, o júri selecionará 60 vencedores. A cerimônia de divulgação dos ganhadores ocorre no dia 23 de novembro às 9h no Parque Centenário. Mesma data em que será comemorado o aniversário da Biblioteca Pública Municipal. Cada ganhador, na ocasião, receberá uma medalha como forma de agradecimento. Também, as escolas da zona rural e urbana que mais enviaram poesias receberão troféu.

As 60 poesias selecionadas serão divulgadas no dia e, posteriormente, passam a ingressar os ônibus urbanos de Montenegro. Com parceria da VIMSA e da agência de propaganda Tasca, as poesias circularão nos transportes como forma de incentivo aos leitores. Para os funcionários da Biblioteca Pública, esta é uma maneira de alcançar a comunidade, melhorando o dia das pessoas e incentivando a leitura e a criação.

A cada ano, o projeto “Poesia em Movimento” recebe uma maior participação de escolas, de estudantes e de montenegrinos. Segundo a Diretora da Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira, Ana Valdeti Martins, “desde o começo do projeto até a atual edição, o número de poesias enviadas tem aumentado gradativamente”. Também, para ela o projeto já está consolidado na vida pedagógica. “As escolas sabem sobre a atividade e se preparam para a execução e criação das poesias, fomentando a imaginação dos alunos” – conta.

Foto: ACOM