Paletes para o Programa de Aquisição de Alimentos


Administração Municipal recebe doação de paletes para Programa de Aquisição de Alimentos

Nesta terça-feira (28), a Administração Municipal recebeu a doação de 10 paletes que serão utilizados para armazenamento dos alimentos adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A empresa Goetz - Soluções para Armazenagem e Logística, de São Sebastião do Caí, por meio do Coordenador Geral Alexandre Goetz, fez a entrega do material na Casa do Produtor Rural. A Chefe do Setor de Atividade Auxiliares da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Sandy Becker, foi a responsável pelo recebimento do material.

Criado pelo art. 19 da Lei nº 10.696, de 02 de julho de 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. O PAA é uma ação do Governo Federal que favorece a aquisição direta de produtos de agricultores familiares. Os alimentos são adquiridos pelo governo municipal diretamente dos agricultores familiares cadastrados e serão distribuídos para entidades municipais.

Montenegro receberá R$ 200 mil anuais oriundos do Ministério de Desenvolvimento Social do Governo Federal e, neste primeiro momento, as entidades beneficiadas são: Abrigo Menino Jesus de Praga, APAE, Hospedaria Carvalho e Sociedade Abrigo Pão dos Pobres, que receberão, semanalmente, alimentos como hortaliças, frutas e legumes, assim como pães, bolachas, doce de frutas e bolos coloniais. Todos alimentos oriundos da agricultura que o município tem a oferecer.

A Administração Municipal vê o a doação dos paletes como uma importante ação que fomenta o desenvolvimento, sendo essencial para a execução do programa. Para Alexandre Goetz, a doação de paletes permite à Prefeitura Municipal de Montenegro investir mais em alimentos. “Se a Prefeitura não precisar gastar com a compra de paletes, sobra dinheiro para a adquirir mais alimentos para as entidades envolvidas no programa. Cabe a cada um de nós ajudarmos um pouco" - disse o Coordenador da empresa Goetz.

O box 13 da Casa do Produtor Rural é o local que será utilizado para a concentração dos alimentos, adquiridos pelo PAA junto aos produtores cadastrados na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. No local, semanalmente, as entidades beneficiadas pelos alimentos adquiridos pelo Programa, retiram a quantidade ofertada para atender a respectiva demanda.