III Feira Municipal de Iniciação Científica - FEMIC MONTENEGRO 2018


“Pesquisar” é o ato de procurar respostas a indagações ou informações. Na Educação, a pesquisa deve ser uma atividade capaz de produzir um novo conhecimento a respeito de um determinado assunto, relacionando as informações obtidas ao conhecimento do mundo.

O interesse do aluno em trabalhar com a pesquisa científica implica em novas formas de pensar e de aprender sobre o conhecimento, além de desenvolver a autonomia do estudante. Por esse motivo o método científico deve ser aprendido e construído no espaço escolar. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) promove a 3ª edição da Feira Municipal de Iniciação Científica (FEMIC).


A iniciativa tem como objetivo incentivar a iniciação científica nas escolas, assim como possibilitar a divulgação dos trabalhos realizados pelos alunos e oportunizar a produção e a socialização do conhecimento, estimulando a imaginação e a curiosidade através da pesquisa. Com isso, possibilita-se o surgimento de novos pesquisadores.

Neste ano, a FEMIC acontece nos dias 23, 24 e 25 de agosto, no Ginásio da EMEF Dr. Walter Belian, no bairro Centenário, e tem como público-alvo alunos e professores da Educação Infantil e Fundamental da rede municipal de Montenegro.

São cerca de 54 projetos expostos realizados por alunos de todas as 28 escolas municipais. Os trabalhos são avaliados por pessoas com conhecimento na área científica, guiadas por uma ficha de avaliação, com critérios. Projeto escrito, caderno de campo, apresentação do projeto, área de pesquisa e metodologia utilizada, são alguns exemplos a serem avaliados.

Os trabalhos com maiores pontuações, durante a FEMIC, são indicados para a Mostratec Junior 2018, mostra de trabalhos do ensino fundamental realizada pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo. A mostra, integrada à Mostratec, destina-se à apresentação de trabalhos de pesquisa em diversas áreas, realizados por estudantes do ensino fundamental do Brasil e do Exterior.