Feira Municipal de Iniciação Científica - FEMIC 2018


Durante três dias, o ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Walter Belian foi o palco da Feira Municipal de Iniciação Científica - FEMIC 2018. Alunos de 28 Escolas da rede Municipal produziram 54 trabalhos (14 do Ensino Infantil e 40 do Ensino Fundamental) na edição deste ano. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a FEMIC, que neste no chega à sua 3ª edição, teve seu encerramento na manhã do último sábado (25) onde, na oportunidade, foram anunciados os vencedores da edição.
Com o objetivo de incentivar a iniciação científica nas escolas e divulgar os trabalhos realizados pelos alunos, a FEMIC 2018, segundo a comissão avaliadora, teve trabalhos expostos de grande qualidade. A Feira, ainda, também oportuniza a produção e a socialização do conhecimento, estimulando a imaginação e a curiosidade pela pesquisa. Diferentes critérios como projeto escrito, caderno de campo, apresentação do projeto, área de pesquisa e metodologia utilizada, foram itens norteadores para avaliação da comissão.
Todos alunos envolvidos receberam uma medalha de participação pelo projeto apresentado. Cinco trabalhos da Educação Infantil e seis trabalhos do Ensino Fundamental foram escolhidos pra representar o município na Mostratec Baby e Mostratec Júnior. Realizadas pela Fundação Liberato e integradas à Mostratec, as Mostras destinam-se a apresentação de trabalhos de pesquisa em diversas áreas, realizados por estudantes do ensino fundamental do Brasil e do Exterior.
Confira os vencedores da FEMIC 2018
Educação Infantil:
- A água da torneira (EMEI Esperança)
- Como voam os aviões do Aeroclube de Montenegro (EMEI José Flores Cruz)
- A lagarta da couve-flor (EMEI Emma Ramos de Moraes)
- Minhoca, minhoca me dá uma beijoca (EMEI Etelvino de Araújo Cruz)
- Protegendo os dentes (EMEI Santo Antônio
Ensino Fundamental (Anos Iniciais):
1º Lugar - Qual a forma correta de separação do lixo produzido nas casas dos alunos do 3 ano da EMEF Ana Beatriz Lemos (EMEF Ana Beatriz Lemos)
2º Lugar - Viveríamos sem o plástico (EMEF Dr. Walter Belian)
3º Lugar - De onde vem este cheiro? (EMEF do Bairro São Paulo)
Ensino Fundamental (Anos Finais):
1º Lugar - A questão da água na Rua Nova: adesão ou resistência da comunidade à água tratada pela Corsan (EMEF Etelvino de Araújo Cruz)
2º Lugar - Depressão na adolescência (EMEF Professora Maria Josepha)
3º Lugar - Comunidade LGBT (EMEF Cinco de Maio)
Foto: ACOM