Curso das Boquinhas no Desenvolvimento Infantil na na Estação da Cultura de Montenegro



SMEC capacita professores com o método das "Boquinhas"

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), ocorreu na noite de terça-feira (28) na Estação da Cultura, o Curso das Boquinhas no Desenvolvimento Infantil. Cerca de 80 servidores da rede municipal de ensino, entre professores de educação infantil, coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores, participaram da atividade.

O curso, ministrado pela fonoaudióloga e psicopedagoga Patrícia Hoffmeister, tem como proposta favorecer a aquisição da leitura e da escrita em estágios iniciais com crianças entre 4 e 6 anos, oferecendo incentivos consistentes e diversificados com enfoque multissensorial, fono-visio-articulatório, ou seja, som/letra/boquinha. A ação fomenta questões voltada aos sons da fala (fonemas) e suas respectivas Boquinhas (articulemas).


Também, o curso aborda processos de consciência fonológica, fonêmica, processamento auditivo e visual, coordenação, orientação e desenvolvimento cognitivo, para que possa promover o início do aprendizado da leitura e escrita, bem como detectar os possíveis desequilíbrios, a fim de planejar a mediação preventiva.

De acordo com a Coordenadora da Educação Inclusiva da SMEC, Giane Campiol, o método das "Boquinhas" é uma forma de auxílio no desenvolvimento da fase preparatória e no alicerce para uma educação de qualidade.

O objetivo da metodologia multissensorial "Boquinhas" é capacitar os profissionais envolvidos no processo de alfabetização, disponibilizando uma nova forma de trabalho, que descomplica o ensino da leitura e da escrita. Este método, de fácil aplicabilidade e compreensão, pode ser utilizado em sala de aula com todas as crianças trazendo um impacto positivo sobre os resultados na aprendizagem, desde as séries iniciais até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O uso do método das "Boquinhas" é indicado, também, para a alfabetização de crianças disléxicas e com necessidades especiais, devido ao fato do método estimular o aluno por meio de diferentes canais sensoriais e por favorecer a inclusão agilizando os processos de aprendizagem.

Um novo encontro, que compõe a segunda parte do curso, ocorre na próxima sexta-feira (31) das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min na Estação da Cultura.

Foto: ACOM