Semana da Agricultura Familiar de Montenegro - Palestra: Agroindústria Familiar


Agroindústria é tema de palestra na Semana da Agricultura Familiar

Como parte integrante da 1ª Semana da Agricultura Familiar em Montenegro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural promoveu, na tarde de quarta-feira (25), atividades voltadas à agroindústria familiar. O encontro ocorreu na propriedade da família Kauer em Santos Reis, onde funciona a agroindústria Doces Vapor Velho, conhecida pelas geleias de bergamota e laranja.

No primeiro momento, a programação ofereceu uma apresentação sobre o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar. Explicada pelo Assistente Regional de Organização Econômica da Emater, Alano Thiago Tonin, a apresentação falou sobre o apoio às propriedades rurais familiares, como por exemplo, o aumento da renda, racionalização dos custos na produção e planejamento.

Seguindo o cronograma, o Extensionista Rural Social da Emater, Everaldo da Silva, apresentou o Programa Estadual da Agroindústria Familiar, focando seus objetivos como a possibilidade dos agricultores familiares agregarem valor à produção primária; melhorem a renda e as condições gerais de vida de suas famílias; e desencadearem processo de desenvolvimento socioeconômico em nível municipal, regional e estadual.

Boas práticas de fabricação para agroindústria familiar, também, foi um dos assuntos debatidos durante a tarde. A Chefe da Vigilância em Saúde, Silvana Schons, falou sobre como oferecer aos consumidores alimentos seguros e com qualidade igual ou superior aos produtos oferecidos por grandes empresas. Além disso, foram abordadas questões sobre inspeção sanitária das agroindústrias; importância do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF).

Ainda, na tarde desta quinta-feira (26), no Centro de Treinamento de Agricultores de Montenegro (CETAM), ocorreu a palestra “Construção de Açudes“, ministrada pelo Assistente Técnico regional na área de Sistema de Produção Animal da Emater, João Alfredo de Oliveira Sampaio. Irrigação de produção, piscicultura e armazenagem e uso racional da água e do solo foram alguns dos temas debatidos.

Foto: ACOM/SMDR