Montenegro oferecem merenda escolar de qualidade



Escolas municipais oferecem alimentação saudável

No contínuo trabalho em entregar resultados positivos e produtos de excelência, a Administração Municipal qualifica suas distintas esferas para atender as diferentes demandas da comunidade. Um exemplo, relacionado aos alimentos da rede municipal escolar, é a valorização da agroindústria familiar e a aquisição de merenda escolar de qualidade, proporcionados através de ações como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).


Segundo a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Rita Júlia Carneiro Fleck, Montenegro ultrapassou a meta do PNAE, a qual estabelece que 30% dos alimentos destinados para merenda escolar sejam provenientes da agricultura familiar. “A legislação do PNAE determina que 30% dos alimentos sejam adquiridos por meio da agricultura familiar e o nosso município em 2017 subiu esse índice para 36%, totalizando R$ 300.990,07 em compra de gênero alimentícios da agroindústria familiar”, explica.

Os programas, ainda, atuam como um incentivo aos produtores rurais, que começam desde o preparo do solo até a venda final dos produtos. “A Administração Municipal tem a preocupação em fomentar as atividades do agricultor no campo. Com isso, além de estimular a geração de renda, permite que os alimentos tenham um destino correto para o melhor consumo. Hoje, os programas abastecem todas as escolas do município na parte de hortaliças, legumes, verduras e frutas. Para isso, cerca de 12 produtores locais fazem a entrega dos alimentos”, comenta Rita.

Para a Chefe do Serviço de Nutrição e Alimentação Escolar, Caroline Raupp, a utilização de alimentos da agroindústria familiar beneficia alunos de toda a rede municipal com uma merenda nutritiva e de qualidade. “A parceria entre município e os produtores garante uma alimentação saudável e diversificada para os alunos, isso porque os alimentos do campo apresentam menos agrotóxicos se comparado com os demais”, diz.

Atualmente a SMEC entrega 18 mil refeições diariamente. São cerca de 6500 alunos da rede municipal que recebem diferentes tipos de lanches, almoço e jantar. Os cardápios são elaborados e calculados mensalmente realizando sempre um contato prévio com os agricultores para contemplar os produtos da safra, além de fazer os ajustes necessários em função das variações climáticas e disponibilidade, visando atender as necessidades nutricionais de cada faixa etária.

Nos últimos dias, o Prefeito Kadu Müller acompanhou parte da alimentação de alunos na EMEI Gente Miúda. Na ocasião, o Chefe do Executivo destacou a importância do consumo de alimentos de qualidade e frescos. “Temos produtores rurais focados e uma agricultura familiar em crescimento. Com o apoio no desenvolvimento do setor, temos resultados diretos em nossas mesas” – comentou Kadu.

O resultado da parceria entre Administração Municipal e produtores rurais reflete na saúde dos alunos que consomem diariamente frutas e verduras frescas. Com os produtos da agricultura e da agroindústria familiar é possível proporcionar melhor qualidade e uma boa variedade para o cardápio das escolas. Outro diferencial é o incentivo aos alunos no consumo de alimentos mais saudáveis, além de aumentar a produção assim como a economia local.

Foto: ACOM