Bispo Emérito “Dom Paulo de Conto” receberá o título de Cidadão Montenegrino






Primeiro bispo que a cidade teve estará recebendo uma homenagem da Câmara de Vereadores, nesta quinta (19). Em Sessão Solene, Paulo Antônio de Conto – “Dom Paulo de Conto” receberá o título de Cidadão Montenegrino.

Bispo recebe homenagem proposta pelo vereador Juarez A iniciativa foi do Vereador Juarez Vieira da Silva (PTB), e ocorre uma semana após o religioso comemorar 50 anos de ordenação presbiterial.
Em Montenegro desde 2008, Dom Paulo nasceu em 12 de outubro de 1942, em Encantado/RS. Aos 11 anos, ingressou no Seminário em Arroio do Meio, tendo estudado também nos Seminários de Gravataí e Viamão. Neste, cursou as faculdades de Filosofia e Teologia. Depois de ordenado padre, começou sua atuação pastoral em Rio Pardo.
Foi pároco em três cidades, reitor do seminário maior da Diocese de Santa Cruz, em Porto Alegre, e Vigário geral da mesma diocese. Em 1991, numa mudança que ultrapassou as fronteiras do estado, foi nomeado bispo da Diocese de Cáceres, no Mato Grosso.
A cidade o recebeu em 2008, quando foi escolhido pelo Papa para ser o primeiro bispo da recém-instalada Diocese de Montenegro. Aqui permaneceu até 2015, tendo sido nomeado pelo Papa Francisco para ser administrador apostólico da Arquidiocese de Passo Fundo/RS, cargo que desempenhou durante seis meses, concomitantemente à Diocese de Montenegro.
A Solene inicia às 18 horas, sessenta minutos antes da Sessão Ordinária. A comunidade é convidada a prestigiar a entrega do Título, na Usina Maurício Cardoso, sede da Câmara de Vereadores.