Oficina de robótica na Escola Esperança



Oficina de robótica oportuniza o uso da tecnologia na educação

Os alunos da EMEF Esperança têm uma nova opção ensino extracurricular: oficina de robótica. A oficina, que conta com a parceria voluntária do professor José Breno da Cruz, funciona através da plataforma Jabuti Edu, um projeto de Robótica Educacional Livre desenvolvido pela Comunidade Jabuti Edu.

O projeto tem como objetivo desenvolver uma plataforma simples, barata e útil para o ensino de robótica para crianças e adolescentes. Incorporando um computador completo, um par de motores, LEDs e um sistema Linux embarcado, a oficina de robótica abre diversas possibilidades para os educadores e seus educandos.


De acordo com a vice-diretora da EMEF Esperança, Daniele Osório, 16 alunos do 4º, 5º e 6º anos participam da oficina, que ocorre semanalmente. Contudo, há intensão da instituição ampliar para mais turmas devido à grande procura. “Com a robótica, os alunos passam a se dedicar mais à leitura e à compreensão da matemática. ”, afirma Daniele.

O grupo conta, também, com a participação da comunidade escolar e de pais, que auxiliam o professor no desenvolvimento das atividades. A ação conta como apoio e incentivo do Departamento de Informática da Administração Municipal.

Foto: ACOM