Apresentação do projeto de revitalização na Beira Rio



Em atenção ao pedido do Vereador Cristiano Braatz (MDB) – “Von”, ocorreu na Câmara a apresentação do projeto de revitalização no Cais do Porto das Laranjeiras, que havia sido solicitada pelo Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico de Montenegro.



Conforme Letícia Kauer, do MPPHM, por muitos anos, várias obras e projetos foram realizados sem padrões, provocando a descaracterização do cais. “A nossa preocupação é se esse projeto terá continuidade, quais os padrões aplicados e ideias de preservação, e também em relação às condições atuais do talude”, diz.

O Movimento propõe que a Prefeitura contate o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), convidando seus arquitetos para trazer alguma colaboração, pois o Município possui convênio com o Instituto. 

A Prefeitura garantiu que a primeira etapa irá cumprir a legislação. Além disto, o projeto vai ser analisado por Conselhos como o de Defesa do Meio Ambiente – Comdema, que irá avaliar os impactos e a parte ambiental. A preocupação dos preservacionistas é com possíveis interferências nas características de um dos pontos mais antigos da cidade. Indagam qual o material que será usado na execução da restauração e também na reconstituição de traços que faziam parte do espaço, como as pedras originais da rampa de acesso ao rio, que foram cobertas por uma camada de asfalto.

Fabiano Ribeiro, arquiteto da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento, garantiu que o talude não receberá interferência, pois o projeto não compreende a parte baixa do Cais. Diz que a verba do Ministério do Turismo é específica para a orla, e a ideia é priorizar a ocupação do local pelas pessoas, transformando-o em um espaço de convívio.

Pelo projeto, haverá o alargamento da calçada, e o espaço de estacionamento ao lado do leito do rio deixará de existir, entre as esquinas da rua João Pessoa e um pouco além da Dr. Flores. A revitalização compreende 105 metros, na primeira etapa, e contemplará a acessibilidade, com a instalação de uma faixa de segurança elevada em frente à Câmara de Vereadores, rampas de acesso e piso tátil, descreve o arquiteto.

Haverá reforma nos quiosques, e a pavimentação dos passeios será substituída pelo mesmo tipo de basalto usado nas esquinas da Rua Ramiro Barcelos. Também será reformada a calçada entre as ruas João Pessoa e Álvaro de Moraes, e a instalação de um guarda-corpo para segurança dos pedestres, na rampa que dá acesso ao rio.

A restauração terá um custo de R$ 255.690,00, sendo que R$ 243.750,00 são verbas federais. Durante a reunião, foram comentadas outras questões referentes à Beira do Rio, como o fechamento de um trecho da Álvaro de Moraes aos finais de semana, para atividades de lazer.