Projeto de Prevenção para alagamentos e enchentes em Montenegro


Projeto de Prevenção tem auxílio da Defesa Civil Nacional

Montenegro é uma cidade que está em plena expansão urbana, com um número significativo de empreendimentos. Esta expansão origina uma sobrecarga nas estruturas existentes na cidade, a qual se desenvolveu a partir do rio Caí ocupando área de seus afluentes. 

Quando ocorrem chuvas, com maiores precipitações, a cidade acaba sofrendo com alagamentos, bem como com as constantes cheias.

Nesse contexto, a Administração Municipal recebeu o Coordenador Geral da Defesa Civil Nacional, Sr. Hampel, que, durante três dias, vistoriou áreas e pontos que sofrem com essa necessidade.

Durante sua estada, além de Montenegro, Hampel esteve em outros seis municípios do Vale do Caí que também tem o problema das cheias e desastres. Harmonia, São José do Sul, Pareci Novo, São Sebastião do Caí, Brochier e Maratá foram visitados pelo Coordenador da Defesa Civil Nacional.

O objetivo principal do trabalho de Hampel nos municípios da região, foi de auxiliar na elaboração dos projetos, capacitando e dando agilidade na construção dos mesmos que, depois de prontos, são enviados ao Ministério da Integração Nacional destinados à Defesa Civil.

Em Montenegro, são 17 metas apontadas que o Projeto de Prevenção de Desastres contempla. Taludes, macrodrenagens, canalizações, desassoreamentos e pontes, são exemplos de necessidades apresentadas no diagnóstico que podem oferecer dano à vida.

A visita de Hampel foi solicitação direta do ex Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, que conhece a região. Segundo Hampel, a primeira estimativa de investimentos para garantir a funcionalidade das obras, em Montenegro, é cerca de 3,5 milhões. Contudo, reforça que, o projeto final depende do real cenário que a Defesa Civil faz numa última etapa.

O Prefeito de Montenegro, Kadu Müller, agradeceu estada do Coordenador Geral da Defesa Civil Nacional e garantiu que, provavelmente, nesta quinta-feira (10) o Projeto de Prevenção de Desastres referente à Montenegro já será encaminhado à Brasília para captar os recursos necessários, após sua aprovação final.

Fonte: ACOM MONTENEGRO