PREVISÃO DO TEMPO MONTENEGRO E REGIÃO de 18/05 a 24/05



  POTENTE MASSA DE AR FRIO PROPORCIONARÁ OS DIAS MAIS FRIOS DO ANO (até agora)

🔴 HÁ ALERTA PARA CHUVA, FRIO INTENSO COM SENSAÇÃO TÉRMICA DESCONFORTANTE, VENTO (CICLONE EXTRATROPICAL) E RESSACA DO MAR 🔴

🌧️ Sexta: Instável e com chuva. A chuva avança já na primeira metade do dia (entre a madrugada e a manhã) na Grande Porto Alegre. ATENÇÃO! Há risco de chuva moderada a forte em alguns momentos, com os mais recentes dados indicando acumulados entre 35 e 70 mm. Não raro os modelos subestimam esses valores nas condições atuais. Por conta da instabilidade, a temperatura sobe pouco e a sensação será de frio praticamente o dia todo. Min 13/15°C. Max 17/19°C.

🌧️ Sábado: Chuvoso (chuva contínua)! Ainda pode ter chuva moderada a forte. Começa a diminuir e parar à noite. O dia será integralmente FRIO e com sensação térmica ainda menor por conta do vento gelado! Chama a atenção a máxima muito baixa, lembrando dias de inverno. Tarde com 13/14°C. Min 10/12°C antes da meia-noite. Max 14/16°C na madrugada.

🌥️ Domingo: Sol e nuvens, podendo ocorrer momentos de céu nublado. Mais um vez chama a atenção a temperatura máxima MUITO BAIXA! O DIA TODO SERÁ GELADO e de inverno! Ainda ventoso e com sensação térmica ainda menor. Min 7/9°C no amanhecer e antes da meia-noite. Max 12/14°C apenas.

🌤️ Segunda: Sol e nuvens, podendo ocorrer momentos de céu nublado/encoberto. AMANHECER GELADO! Tarde bastante amena, voltando a esfriar acentuadamente a partir do entardecer e antes da meia-noite já deve estar entre 8°C e 11°C na maior parte da Grande Poa. Min 6/8°C no amanhecer. Max 17/19°C.

🌤️ Terça: Sol e nuvens, podendo ocorrer momentos de céu nublado/encoberto. AMANHECER GELADO! Tarde amena, voltando a esfriar acentuadamente a partir do entardecer. Min 6/8°C no amanhecer. Max 19/21°C.

🌤️ Quarta: Sol e algumas nuvens. Amanhecer muito FRIO. Tarde amena. Min 8/11°C no amanhecer. Max 18/20°C.

🌤️ Quinta: Ensolarado. Amanhecer GELADO. Risco de geada fraca a moderado nos pontos mais afastados da área urbana. Min 5/7°C no amanhecer. Max 19/21°C.

ATENÇÃO!

⚠️ ALERTA 1: FRIO AVANÇA PELO BRASIL! Essa massa de ar frio deve avançar e atingir também, além do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, fortemente o Paraná, São Paulo e grande parte do Sudeste e até o Centro-Oeste do Brasil.

⚠️ ALERTA 2: VENTO-CICLONE! Com a formação de um ciclone extratropical na costa (muito comum nessa época do ano), as rajadas de vento podem atingir entre 80 e 100 Km/h em alguns locais do Litoral Gaúcho.

⚠️ ALERTA 3: RESSACA! Ondas entre 3 e 5 metros deve atingir o Litoral do Rio Grande do Sul e o Litoral Sul de Santa Catarina. Há elevado risco de ressaca e avanço do mar sobre a praia e ruas próximas (como de costume nas grandes ressacas).

⚠️ ALERTA 4: RISCO PARA A NAVEGAÇÃO! É totalmente desaconselhável a navegação de pequenas e médias embarcações em toda a costa Sul do Brasil, além da Uruguaia, com alto risco de naufrágio.

☃️❓ E A NEVE QUE COM TANTA ANTECEDÊNCIA ALGUNS SITES DE METEOROLOGIA E A MÍDIA INSISTEM EM DIVULGAR??? 
Minha análise, acompanhamento e experiência dizem que a CHANCE é de praticamente ZERO! SE ocorrer será nos pontos mais altos de Santa Catarina, mas a chance é muito remota. Será que a mídia está tentando lotar os hotéis das Serras já que esse ano o frio veio tardiamente? Quem me acompanha sabe que prognóstico de neve é só a curto/curtíssimo prazo (24 a 48 horas de antecedência). Tem página divulgando com mais de uma semana de antecedência. Caso ocorra mudança significativa nos modelos (pouco provável), avisarei aqui.

OBS: Essa análise poderá ser atualizada/modificada nos próximos dias. 

CRÉDITO: