Prefeito Kadu zera déficit de Montenegro




Previsão de 21 milhões de Déficit. Esse era o número que o Prefeito Kadu Müller se deparou ao assumir a Prefeitura Municipal de Montenegro em setembro de 2017. Além da baixa autoestima, do descrédito da população junto ao poder público, o cenário ainda escondia um valor assustador relacionado as finanças do município.

De imediato, ao tomar conhecimento desse número que, também, se somava ao atraso nos pagamentos junto aos fornecedores, o Prefeito Kadu Müller reuniu os Secretários Municipais e solicitou foco e empenho, com urgência, na reversão deste quadro.


A soma de esforços, liderada pela Secretaria Municipal da Fazenda, em dois meses já apresentava um novo número. A contensão de despesas, assim como a redução momentânea de investimentos, fizeram a Administração Kadu chegar na casa dos 12 milhões em 60 dias.

“Não podia aceitar esse número para Montenegro. Zerar o déficit foi nosso imediato foco. Nos primeiros meses já reduzimos o valor significativamente mas, mesmo assim, fiz um pedido especial ao Secretário da Fazenda Nestor Bernardes. Queria virar o ano com a dívida na casa de um dígito, ou seja, abaixo dos 10 milhões” – comenta o Prefeito Kadu.

Foi então que, em mais uma soma de esforços, resultou em novo número e o ano de 2018 iniciou com a Administração Kadu assumindo o valor de 6,7 milhões de déficit. Resultado de uma redução de, aproximadamente, 15 milhões em apenas 4 meses. “Nossa vontade era assumir o Executivo e, ao invés de focar esforços em zerar as contas, investir na cidade. Mas a realidade não permitia e ia contra ao nosso desejo” – explica Kadu.

Desde o início do novo ano, a Administração Municipal manteve o foco e a gestão do Governo Kadu, em cerca de 120 dias, anuncia que além de zerar o déficit do município ainda já conta com um saldo de, aproximadamente, 3 milhões positivos. Esse valor passa a ser revertido em ações e projetos que estão programadas no orçamento de 2018.

Ainda, a Administração Municipal, além da reversão do quadro financeiro do déficit, colocou em dia a questão referentes aos fornecedores da Prefeitura Municipal. “Antes, o fornecedor não tinha data certa para receber, agora com um cronograma de pagamentos que não ultrapassa 10 dias após a entrega das mercadorias, ou conforme acordado em cada venda”- explica o Chefe do Executivo.

Portanto, para a Administração Municipal, reorganizar a saúde financeira do município foi o principal objetivo para que o mesmo cenário deficitário, do ano anterior, não se repetisse.

Fotos: ACOM