Paralisação: Prefeito Kadu Müller decretou situação de emergência



Prefeitura decreta situação de emergência em Montenegro

O Prefeito Kadu Müller decretou situação de emergência no município de Montenegro. A decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira (28), em decorrência da paralisação dos caminhoneiros que se estende por dias em todo País. Os diferentes bloqueios nas vias, originados pelas manifestações, acabaram afetando os serviços públicos em razão do desabastecimento e da escassez de insumos no âmbito do Município.

A decisão pelo decreto nº 7631 ocorreu após reunião interna da Administração Municipal, que vem acompanhando as frequentes atualizações de cenário decorrentes das manifestações nacionais.

Entre os principais desdobramentos do decreto, estão questões referentes à Saúde, Educação e ao Transporte. Na área da educação, as aulas das Escolas Municipais de Ensino Fundamental e de Educação Infantil estão suspensas de terça-feira (29) até sexta-feira (01). A medida se deve aos prejuízos ocasionados pela prestação de serviços e insumos às escolas. A falta do reabastecimento do gás de cozinha, também impede o preparo da merenda escolar, por exemplo.

A utilização dos veículos oficiais está, rigorosamente, limitada às finalidades oriundas dos serviços essenciais, como saúde e educação. Demais serviços que demandem utilização de veículos, seguem temporariamente suspensos.

Em relação à Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde oferecerá, em caráter extraordinário, atendimentos básicos na próxima sexta-feira (01). O setor médico adulto e a farmácia funcionarão das 8h às 12h e das 13h às 17h. A medida ocorre na intensão de dar suporte aos atendimentos oferecidos pelo Hospital Montenegro, os quais seguem limitados a urgência e emergência. Nesta terça-feira (29) e quarta-feira (30) os atendimentos seguem normais na Secretaria.

Durante o encontro desta manhã, o Prefeito Kadu Müller destacou que a opção pelo decreto de situação de emergência no município, visa auxiliar no gerenciamento da situação e reduzir os impactos na comunidade. “Acompanhamos, desde o início das manifestações, os possíveis impactos em nosso município. Por mais que a Administração Municipal tenha condições em sustentar alguns serviços, há interferência direta de fornecedores, no andamento de diferentes casos, o que ocasionam prejuízos externos nos serviços. É um momento delicado e de reflexão no cenário nacional que, infelizmente, reflete nas outras esferas” – diz o Chefe do Executivo.

Serviços relacionados à coleta do lixo, tanto na zona urbana quanto na zona rural, também estão suspensos. A paralisação da coleta, que segue por tempo indeterminado, ocorre pelo fato da capacidade do transbordo ter sido atingida, bem como devido ao bloqueio das estradas, decorrente da greve dos caminhoneiros, impossibilitando o transporte dos resíduos até Minas do Leão.

Hoje, ainda, os fornecedores de combustíveis da Prefeitura Municipal de Montenegro foram notificados da necessidade de contatarem suas distribuidoras para que procedam a disponibilização de 10 mil litros de gasolina, assim como, 05 mil litros de diesel. O fornecimento visa atender veículos, do município, que prestem serviços de primeira necessidade.

Adotando medidas de transparência, a Administração Municipal solicita a compreensão da comunidade e reforça que os impasses que vem acontecendo nacionalmente atingem toda a sociedade. Desta forma, a Administração não está economizando esforços para atender os percalços que surgem a cada nova atualização de cenário, que ainda deve se estender por alguns dias.

Foto: ACOM