Iniciativas Empreendedoras na Comunidade Acadêmica



Apoiar empreendedores com ideais inovadoras a construírem empresas de sucesso. Esse é objetivo das faculdades que possuem incubadoras universitárias. Se antes as instituições de ensino andavam distantes do mercado de trabalho, hoje as incubadoras são uma tendência e oferecem todo suporte necessário para quem deseja começar um empreendimento. 

Com exceção dos cursos ligados às áreas de Administração e Economia, são raras as graduações que oferecem formação sólida de como gerir um negócio. Visando sanar essa carência, entidades sem fins lucrativos vinculadas a universidades e prefeituras oferecem, desde a infraestrutura até apoio gerencial e financeiro para iniciativas empreendedoras que surgem na comunidade acadêmica. 

O Brasil conta com 369 incubadoras em operação com mais de 2 mil empresas incubadas. De acordo com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em 2016, mais de cem delas eram universitárias e contavam com mais de 500 empresas graduadas - que já passaram pelo processo de incubação e estão em atuação no mercado. 

As áreas de atuação das incubadoras, normalmente, têm foco em tecnologia e os projetos, geralmente, são frutos de pesquisas acadêmicas. O principal objetivo é promover o crescimento de empresas tecnologicamente inovadoras, dinâmicas e competitivas, além de proporcionar o desenvolvimento da universidade e da economia local. Para quem tem uma empresa nascente, procurar uma incubadora é um caminho para reduzir substancialmente os custos, como espaço e serviços básicos. 

Nas incubadoras universitárias as vantagens não se restringem apenas aos estudantes. As incubadoras são também um ganho para a universidade que se projeta juntamente com as empresas e seus alunos. No entanto, não basta ter uma ideia original para ser aceito em uma incubadora. Em geral, somente projetos inovadores e ligados ao desenvolvimento tecnológico são aprovados em um processo de seleção que inclui adequação a um edital e banca avaliadora. 

Quem pode participar das incubadoras universitárias? 

Normalmente, para ter uma empresa incubada em um universidade é necessário que, pelo menos, um dos empreendedores seja aluno ou ex-aluno da instituição de ensino, mas isso não é regra. O tempo de incubação dura, em média, de dois a três anos. Porém, esse prazo pode variar de acordo com as características do empreendimento. O importante é que, ao se graduar, ele esteja pronto para o mercado.

O Educa Mais Brasil possui parceira com outras instituições que oferecem a incubadora universitária e projetos que desenvolvem o empreendedorismo. Se você procura por uma instituição que se preocupa com o futuro do estudante, entre no site do Educa Mais, selecione a graduação do seu interesse e a faculdade mais próxima. É muito simples e gratuito. Não perca tempo: faça agora sua inscrição. 

Fonte: Bárbara Maria - Ascom EMB