70 anos da Viação Montenegro




Em Sessão Solene, a Câmara celebrou os 70 anos de uma das mais tradicionais empresas da cidade, a Viação Montenegro. Foi realizada quinta (17), antes de Sessão Ordinária, atendendo proposta do vereador Talis Ferreira (PR), tendo a presença de integrantes da diretoria da empresa e funcionários.


No discurso em nome do Poder Legislativo, Talis fez um resgate na história da Vimsa. Recordou momentos como o de sua criação, no dia 12 de maio de 1948. No Restaurante Regina, um grupo de jovens sonhadores fundou a empresa, com o nome “Octávio de Souza & Cia. Ltda”. Em 1959, passou por uma grande transformação e mudança administrativa, com Fernandes Koch assumindo o controle majoritário da companhia, que passou a denominar-se “Auto Viação Montenegro”. 

Ferreira salientou que já na década de 60 a Auto Viação Montenegro era proprietária da mais moderna frota de ônibus do estado, totalmente movida a diesel. Recentemente, em 2008, foi a pioneira no Rio Grande do Sul na implantação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica Seccionado. Também é a primeira a realizar o cadastramento e mapeamento das linhas pelo Moovit, diretamente com equipe em Israel, e a segunda cidade no RS que conta com cadastro do transporte público no 

Google Maps. “A inovação é um dos pilares da empresa”, destaca. 

Além da matriz em Montenegro, possui uma filial em Estância Velha, e tem participação de 50% no consórcio Vianova, de Nova Santa Rita, o qual possui uma frota de 79 veículos, atendendo o transporte público. O vereador afirmou que considerava “uma feliz coincidência e uma honra” o aniversário de 70 anos da empresa estar sendo celebrado durante o seu mandato.

O diretor administrativo da Vimsa, João Flávio Koch, agradeceu a homenagem recebida e também aproveitou para reconhecer a visão de negócio dos fundadores da empresa. E saudou: são os clientes (usuários) que fazem a empresa chegar aos 70 anos. Por último, agradeceu ao grupo de colaboradores que estão hoje trabalhando, e também aos que passaram ao longo destas décadas. 

Completou os pronunciamentos o chefe de Gabinete, Edar Borges, em nome da Administração Municipal. “É uma noite de júbilo, de glória. Essa jovem de 70 anos que se renova a cada dia, cujo DNA está dentro de Montenegro, está sendo homenageada”, iniciou. Fez um elogio ao Vereador Talis Ferreira, por ter trazido em seu discurso a história da empresa. 

Na sequência, reproduzido um vídeo institucional com imagens das mudanças pelas quais a empresa passou, ao longo destas sete décadas.

Crédito:

https://www.montenegro.rs.leg.br/