Vacinação contra Gripe inicia dia 23/04/18 em Montenegro



A campanha da vacinação contra a Influenza tem início no dia 23 de abril e se estende até o dia 01 de junho. Em relação à dose do ano anterior, a vacina passou por uma modificação com a mudança de 2 cepas de vírus que constituem a fórmula. A alteração é resultado da avaliação feita pela Organização Mundial de Saúde em relação as cepas que mais circularam no ano anterior.


Com início ainda antes do inverno, a campanha de vacinação contra Influenza tem como público alvo as gestantes; crianças com idade entre 6 meses a menores de 5 anos; população indígena; puérperas até 45 dias após o parto; trabalhadores da área da saúde com comprovação profissional e documento de identidade; pessoas acima de 60 anos de idade portando documento de identidade; doentes crônicos (com prescrição médica, preferencialmente com CID, especificando a patologia a ser enquadrada); população privada de liberdade e funcionários do Sistema Prisional; e professores de escolas públicas e privadas, com comprovação de vínculo com a instituição de ensino e documento de identidade.

Durante a campanha, a vacina será aplicada nas 4 salas de vacina do município e na Unidade Móvel, de acordo com a agenda da mesma. O Dia D, data que ocorre a paralisação nacional para a vacinação será no dia 12 de maio, das 8hs às 17hs. No Dia D, as unidades de atendimento são: ESF1 – Germano Henke; ESF3 – Industrial; UBS Santo Antônio; UBS Centro; SMS (Pediatria e Setor Adulto); UBS Mudaboi (Manhã) e UBS Santos Reis (Tarde).

Para os pacientes acamados, a vacinação será feita pelas Estratégias de Saúde da Família de referência dos mesmos. Neste casos, é interessante contatar previamente com a Vigilância em Saúde pelos telefones 3632-0171 ou 3632-1113.

Foto: ACOM/Arquivo