Semana de Conscientização sobre Povos Indígenas



Projeto de Lei 09/18, da vereadora Josi Paz (PSB), propondo a criação da Semana Municipal de Conscientização sobre os Povos Indígenas, será votado na Sessão da Câmara de quinta-feira (19), a partir das 19h, no Plenário Edgar de Oliveira. Caso os vereadores o aprovem, a Semana ocorrerá anualmente no período de 13 a 19 de abril, passando a integrar o Calendário de Eventos do Município. Na justificativa, Josi diz que o município foi habitado por povos indígenas muito antes da colonização.

Prossegue explicando que estudos apontam indícios de indígenas na nossa cidade, cerca de dez mil anos atrás. “Há inclusive registros documentados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Natural – IPHAN, da existência de mais de oitenta sítios arqueológicos em Montenegro que atestam a presença de índios pré-coloniais”, completa a vereadora.
 
A autora prossegue observando que a grande maioria das pessoas da cidade desconhece tais informações, “motivando o fato de que realmente precisamos de uma Semana que informe, reflita e debata sobre a questão do indígena no município”.
 
Segundo Josi Paz, a iniciativa da criação de uma semana de conscientização sobre povos indígenas não tem a ver somente com a cultura. “Tal ato tem a ver com a educação, pensando práticas pedagógicas de respeito à pluralidade e diversidade cultural”, conclui. Mesmo antes da aprovação do projeto, algumas ações já estão acontecendo, como a exposição fotográfica de povos indígenas das comunidades de Pindoty, de Santa Catarina e Irapuá e Guapoy, do Rio Grande do Sul, que está no saguão da Usina Maurício Cardoso, sede da Câmara de Vereadores, aberta à visitação da comunidade.