Câmara vota projeto de estender fila preferencial a pessoas com autismo


O atendimento prioritário em Montenegro poderá beneficiar pessoas com autismo. Em pauta na Câmara, na sessão de quinta (26) o projeto de lei 008/18, do Vereador Juarez Vieira da Silva (PTB), que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos, públicos e privados, de inserirem nas placas o Símbolo Mundial da Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Trata-se de uma fita feita de peças de quebra-cabeças coloridas, “que representa o mistério e a complexidade desta patologia”, de acordo com o projeto. Será colocado em estabelecimentos privados, como supermercados, agências bancárias, casas lotéricas, farmácias, bares e restaurantes e lojas em geral para indicar que pessoas com este transtorno, assim como idosos e gestantes, têm direito a serem atendidas prioritariamente.

Juarez salienta que, por conta da Lei Federal 12764/12, o autista tem direito ao benefício da preferência ao ser atendido, “porém, muitos desses não têm conhecimento sobre a norma”. A vantagem do projeto pode ir além, comenta o Vereador: “atuar como parte de um plano de conscientização da população sobre o transtorno, pois, muitas vezes, os familiares ou acompanhantes dessas pessoas não sabem que são merecedoras do direito de integrarem as filas preferenciais”.