Porque vem faltando água em Montenegro


Diante do fato da comunidade estar lhe “cobrando bastante” explicações sobre porque vem faltando água em Montenegro, em vários dias, o Vereador Talis Ferreira (PR) promoveu reunião na Câmara com o gerente local da Corsan, Lutero Fracasso.

“Gostaríamos de saber o que está acontecendo. Vejo que existem adutoras novas estourando. Há muita pressão da água? Existe um controle desta pressão? Somos leigos neste assunto, assim como a comunidade. Precisaríamos de esclarecimentos, para saber o que realmente vem acontecendo”, situou. Participou ainda o Secretário de Obras, Argus Machado.

Segundo ele, as reclamações foram muito fortes há cerca de um mês, motivando-o a pedir esclarecimentos, para poder dar retorno à comunidade. “Sabemos que é indiscutível a rapidez da Corsan para resolver quando ocorrem problemas. Estourou um cano, meia hora depois o pessoal está lá para arrumar”, cita o vereador.

Lutero Fracasso disse que, por um lado, vem recebendo reclamações de usuários do Bairro Cinco de Maio porque a Companhia baixou muito a pressão da água. “Lá havia um índice de cinco vazamentos por semana, sendo que alteramos da alta para a média pressão, justamente para haver um menor índice de vazamentos e, consequentemente, um menor índice de falta de água naquele bairro”, explica tecnicamente, acrescentando: “hoje, praticamente não falta água, lá”. Informa que, passados oito meses da mudança de pressão, ocorreu apenas um vazamento de rede. Talis elogiou o fato de que, ocorrendo algum problema, “em vinte, trinta minutos tem uma equipe ali, já”.

O gerente relata que, inicialmente, as pessoas não enxergam os benefícios de reduzir-se a pressão: “eles só compreendem melhor quando percebem que diminui em trinta, quarenta por cento os valores da conta de água, porque o consumo é igualmente menor”.