Associação Montenegrina dos Guardiões dos Animais (AMOGA) - Centro de Recuperação dos Animais

 
Os integrantes da Associação Montenegrina dos Guardiões dos Animais (AMOGA), lutam por mais de 13 anos por uma área para construção do Centro de Recuperação dos animais.

O tema foi pauta de reunião proposta pelo vereador Cristiano Von Braatz (PMDB), na manhã de quarta-feira (21), na sala de reuniões do Legislativo. Participou o secretário de Gestão e Planejamento, Rafael Riffel, diretora de Fiscalização e Licenciamento Ambiental, Joice Lenhardt, vereadora Josi Paz, Presidente da AMOGA, Maria Luiza Kimura, Presidente da Associação dos Cachorreiros e Gateiros, Márcia Elisa de Mello.

A entidade está a um passo de realizar o sonho, área adequada para construção do centro de recuperação dos animais. O local fica junto ao bairro Aeroclube. O processo estava dependendo da definição na divisão do terreno que seria compartilhado com a Associação Tradicionalista Montenegrina – ATM. O anúncio por parte do presidente da ATM, Márcio Mombach de que a entidade estaria abrindo mão da mesma para que seja utilizada na sua totalidade pela AMOGA permite novo despacho no pleito. 

O secretário de Gestão e Planejamento, Rafael Riffel explicou que este processo não está atrelado a sua pasta, porém, disse que iria buscar dentro da administração a celeridade já que ocorreu este anúncio oficial da desistência da ATM. Riffel falou ainda que a formalidade necessita da aprovação de Projeto de Lei na Câmara de Vereadores. 
Segundo Luiza Kimura o pleito por uma área para fazer a recuperação dos animais é antigo. “O local onde eu moro acabou virando espaço de recuperação dos animais”, desabafou. Em seguida, contou que receber a notícia da viabilidade da cedência de uma área por parte da Prefeitura é uma satisfação. Kimura adiantou alguns detalhes dos ganhos que a cidade vai ter com relação ao trabalho que será realizado no futuro Centro de Recuperação. Além de recuperar os animais doentes e feridos, também vai ter espaço para deixar as cadelas que entram no cio, passar esse ciclo, para posteriormente serem castradas. “Essa é a melhor forma para tratar a causa de animais na rua e diminuir essa população”, acrescenta.

Ela é taxativa ao dizer que a proposta não é transformar o local em um canil e, que, os animais recuperados serão colocados para doação. ”Em caso de não encontrarem um lar, serão devolvidos ao local de origem de onde foram recolhidos”. 

Quando questionados se o espaço não vai acabar virando uma espécie de desova dos animais, a presidente dos Gateiros e Cachorreiros, Márcia Elisa de Mello aponta que, hoje já acontece. “As pessoas pegam seu animais e abandonam no interior do município e nos bairros mais afastados”, lamenta. Como precaução para que não ocorra à prática, Mello observa que será utilizada a tecnologia como a instalação de câmeras e também a continuidade no trabalho de educação e orientação. 

A vereadora Josi Paz (PSB), chegou a cobrar um prazo para que o processo seja concluído, Riffel não criou uma expectativa, porém, acredita que deve acontecer logo.

Aumento da população de animais 


Conforme Kimura em determinada época, quando durante três anos, ocorreu o programa de castração em parceria com a Prefeitura até se pensou que diminuiu, porém, como não tevê continuidade a situação volta ao ponto de partida. “Agora, são os filhotes daqueles cachorros que a gente castrou que estão gerando novos filhotes”, relata a defensora dos animais, defendendo a necessidade de um programa continuo de castrações para o resultado efetivo. Ela acredita que o ideal seria uma média de 50 castrações/mês. Riffel citou como alternativa os recursos existentes dentro do FUMDEMA, que tem um saldo aproximado de R$ 350 mil. O vereador Cristiano Braatz - Von defendeu a ativação urgente deste processo de castração na parceria entre AMOGA e Prefeitura. Também aproveitou para parabenizar a atual administração e os vereadores da atual legislatura pelo empenho.

No final, ficou acordado que será encaminhado ofício com a ata da reunião para anexar ao processo à desistência da ATM. 
Quem tiver interesse em ajudar

Como todos e quaisquer recursos dos Gateiros e Cachorreiros e da Amoga são oriundos de doações e ações realizadas pelos associados quem tiver interesse em contribuir pode entrar em contato pelo whatsapp com: Kimura – 999 78114 ou Márcia – 999 044443