1º de Abril de 1.964 em MONTENEGRO




Em 1º de Abril de 1964 todo o diretório do PTB de Montenegro foi preso juntamente com outros políticos dos partidos e militares que apoiavam Leonel Brizola na Campanha da Legalidade.


Alguns foram colocados em liberdade com a condição de "nunca" mais participar de movimentos políticos na cidade. Esta história me foi contada por um dos integrantes do Diretório do PTB EM 1964 com a seguinte recomendação:

Somente publicar depois que o último deles falecer, o que aconteceu recentemente. Por enquanto vamos publicar apenas parte desta história oficial, não vamos publicar os nomes a pedido de familiares que ainda hoje sente o medo da repressão na cidade, em breve vamos publicar aqui a lista completa dos nomes.

Outros encaminhados a Porto Alegre permaneceram presos e torturados.

Documentos inéditos e recentes sobre a transformação de uma escola em presídio por requisição do Exército Brasileiro. Hoje a se chama a Escola Paulo da Gama, em Porto Alegre.

O interessante é que nas folhas 4, 5 e 6 do documento oficial do Museu Histórico da Brigada Militar, há referências sobre militares e civis presos em Montenegro, e que foram transferidos para o tal Presídio Especial.