Falta de manutenção na rede de esgoto pluvial em Montenegro

 
Na Câmara, montenegrinos de dois bairros cobraram providências quanto ao mesmo problema: a falta de manutenção na rede de esgoto pluvial. O encontro foi na sexta (23), solicitado pelos Vereadores Talis Ferreira (PR), Cristiano Von Braatz (PMDB) e Valdeci Alves de Castro (PSB).
 
   Moradores nas ruas Klinger de Oliveira e Augusto Jaeger Filho (Bairro São João) e Judith Provin da Motta (Aeroclube) ouviram do Assessor Especial da Secretaria de Viação e Serviços Urbanos, Bruno Zietlow que a solução está longe, pois não há canos suficientes.
Primeiros a fazer cobranças, Leandro Klug, morador da Klinger de Oliveira, diz que o problema na rua é antigo: “a calçada em frente a minha casa já cedeu seis vezes, em função das dificuldades na rede pluvial”. Conta que teve de indenizar uma senhora, que caiu no local. Reclama: todas as intervenções realizadas pela Prefeitura “sempre foram paliativas”, a situação está se agravando, já que foi afetada a rua também.
 
O Vereador Talis Ferreira (PR) lamenta que o problema só venha piorando. Fez diversos contatos com a Prefeitura, tendo como resposta: “coloquem uma fita para sinalizar”. Para o Vereador Cristiano Von Braatz, trata-se de ação que não pode mais esperar. Reforçando a urgência Klug frisou que, como o ano letivo já teve início, “a preocupação que uma criança venha sofrer algum tipo de lesão só aumenta”.
 
Segundo o Assessor Bruno Zietlow, a equipe da Diretoria de Serviços Urbanos irá fazer a vistorias nestas áreas. Porém, adianta: “não temos canos para realizar os serviços”. Explicou que depende da compra do material, que está em processo licitatório. De acordo com Leandro Klug, a revolta dos moradores é tamanha a ponto de eles estarem se organizando para fazer o depósito do IPTU/ 2018 em juízo.
 
Dentre as hipóteses para a realização das três demandas, Zietlow sugeriu que o morador compre o material e a Prefeitura entre com a mão de obra e maquinário, a maneira encontrada para agilizar os serviços. Interrompendo, Talis Ferreira protestou: “o morador não tem que comprar nada. Esta é uma obrigação da Prefeitura”. Talis, Valdeci e Cristiano cobraram do Assessor uma data para a solução dos problemas elencados. Zietlow observou que, para fazer as obras e ter-se um prazo concreto, seria preciso aguardar o fim do processo licitatório e a compra de canos e areia. Von pediu uma resposta quanto ao prazo por escrito.
 
Ferreira opinou ainda que a Prefeitura precisa organizar o Desurb, principalmente no momento de avaliar as prioridades: “Tem gente que não vai conseguir entrar em casa”, lamenta. Conforme o vereador Valdeci de Castro, no Aeroclube um morador está colocando algumas lajes, para poder entrar com seu carro. “Dois moradores não conseguem mais guardar o veículo”, contou.
 
Ao final, Zietlow deu a garantia de que vai enviar a programação com datas definidas para que as ações ocorram. O Presidente da Câmara, Vereador Erico Velten observou que o conserto de rede de esgotos deveria ser uma prioridade da Prefeitura, “já que se trata de saúde pública”.