Desabastecimento Nacional da Vacina BCG




Município é atingido com desabastecimento nacional da vacina BCG

O setor de Imunização, ligado à Vigilância Sanitária de Montenegro, passa, neste momento, por um desabastecimento, a nível nacional, da vacina BCG. Devido a problemas no laboratório produtor brasileiro, os municípios passaram a ser abastecidos com um quantitativo diminuído, sendo necessário o agendamento dos recém-nascidos a fim de evitar desperdícios de doses e, consequentemente, uma baixa cobertura vacinal.

Desde então, Montenegro pratica o agendamento e todas as crianças agendadas foram atendidas. Contudo, no mês de fevereiro, o setor de Imunizações não recebeu nenhuma dose e o país encontra-se sem a vacina. “Foi realizada a compra do imunobiológico em um laboratório internacional, mas ainda se encontra em fase de testes e sem data exata para distribuição”, destaca enfermeira responsável pelo setor de Imunizações, Nicole Ternes.


Enquanto aguarda as doses, o município segue fazendo os agendamentos pelos telefones 3632-0171 e 3632-1113. Assim que houver o reabastecimento, os pais ou responsáveis serão contatados, sendo informados da data e local para aplicação da vacina no recém-nascido. Lembrando que a BCG protege contra formas graves de Tuberculose e deve ser feita o mais precoce possível, podendo ser aplicada desde o nascimento até 5 anos incompletos.

Para proteção do recém-nascido enquanto não houver vacina
- Evitar ambientes de aglomeração de pessoas;
- Lavagem de mãos;
- Manter o ambiente arejado;
- Evitar contato com pessoas doentes.