Vereador quer Incentivar Empreendedorismo nos Bairros



O empreendedorismo tem sido a saída encontrada por muitos brasileiros para amenizar os efeitos da crise econômica no País. Com o objetivo de fomentar essa cultura na cidade, o Projeto de Lei (PL) 810/2017), em tramitação na Câmara Municipal, cria o ‘Programa Bairro Empreendedor’.

A proposta, do vereador Dalton Silvano (DEM), tem a intenção de fortalecer os núcleos comerciais nos bairros e contribuir com o desenvolvimento econômico em todas as regiões de São Paulo, com apoio às atividades informais. Na prática, a ideia é garantir ações da Prefeitura para a inserção desses negócios no mercado formal.

Entre as medidas previstas está o financiamento facilitado para as micro, pequenas e médias empresas já instaladas, favorecendo a competitividade e aproximando os pequenos comerciantes da administração municipal.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo ficaria responsável pela implantação do Programa, inclusive com políticas especiais de formação e qualificação em diferentes segmentos, tanto de empreendedores como de empregados ou desempregados.

O PL prevê ainda a possibilidade de criação de novos pontos comerciais, de preferência mais próximos dos trabalhadores, além de parcerias com universidades para a troca de conhecimento e exploração de soluções tecnológicas. A Prefeitura também fica autorizada a realizar convênios com órgãos públicos, instituições privadas e organizações não governamentais.

Outro item em destaque no Projeto estabelece a formação de APLs (Arranjos Produtivos Locais), unindo empreendedores da mesma cadeia produtiva e de bairros distintos para busca de apoio e recursos.

Entres as possibilidades, o texto sugere a organização dos pequenos negócios dos bairros na Feira de Inovação, durante a Semana Global do Empreendedorismo. A ideia, nesse caso, é promover a venda de produtos locais diferenciados para outras cidades brasileiras.

Acompanhe aqui outros Projetos em tramitação do vereador Dalton Silvano. No link você também pode obter os canais de comunicação do parlamentar e participar diretamente do mandato com propostas, sugestões ou receber informativos através do formulário ‘Fale com o(a) vereador(a)’.


Fonte: