Programa de saúde em Torres-Rs seguirá o modelo de Montenegro


Programa de saúde, em Montenegro, é base para município de Torres

O Serviço de Atenção Domiciliar prestado pela Secretaria Municipal de Saúde de Montenegro, serviço que complementa os cuidados realizados na atenção básica e, também, reduz o índice de reinternação hospitalar; servirá de base para implantação no município de Torres, no litoral gaúcho.


Nesta sexta-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde de Montenegro recebeu a visita da Secretária Municipal de Saúde de Torres, Suzana Cristina Machado, da Diretora Administrativa, Rita de Cassia Basei e da Responsável pelo Faturamento, Maria Clara dos Santos Vieira. A comitiva veio até a cidade para conhecer a metodologia do serviço oferecido pela SMS, com objetivo de posterior implantação no município de Torres.

No encontro foi apresentado o quadro de pessoal que atua no programa, valores, protocolos utilizados e forma de atendimento. O serviço possui uma excelência no atendimento tendo seu reconhecimento pela Coordenação Nacional do programa junto ao Ministério da Saúde. Além de Torres, há outros municípios buscando, em Montenegro, informações acerca do Programa Municipal de Atenção Domiciliar.

A comitiva de Torres foi recebida pela Secretária de Saúde, Ana Maria Rodrigues, pela Enfermeira Marlise Klaus e pela Coordenadora da Atenção Básica, Andréia Coitinho da Costa, que destacaram a importância em poder multiplicar as boas práticas referentes ao sistema de saúde.

Para participar do Programa, existem critérios tais como: ser paciente acamado ou totalmente dependente; obrigatório ter um cuidador/acompanhante em tempo integral; paciente com limitações de locomoção para buscar o serviço nas unidades de saúde; não ser morador de área com cobertura de ESF´s (Estratégias de Saúde da Família) visto que nestas áreas quem assiste este paciente é a equipe dos ESF; ser morador de Montenegro; pós alta imediata em uso de algum dispositivo como sonda nasoentérica, sonda vesical de demora, traqueostomia, jejunotomia, lesões de pele (escaras) e passar por avaliação e aprovação da equipe do programa.

Créditos:

Foto: SMS 

Fonte: ACOM MONTENEGRO