Febre Amarela: Fique atento se for viajar!


Embora Montenegro NÃO tenha casos de Febre Amarela, há recentes registros no País de casos envolvendo o vírus. No Estado, há uma recomendação de alerta para 34 cidades. Pensando nisso, a Administração Municipal reforça que, nesta época de férias, a imunização é essencial para quem viaja às regiões rurais ou de mata, à região sudeste do País, e aos municípios gaúchos recomendados pela imunização.
A febre amarela é uma doença febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por mosquitos). Os primeiros sintomas são inespecíficos, como febre, calafrios, cefaleia (dor de cabeça), lombalgia (dor nas costas), mialgias (dores musculares) generalizadas, prostração, náuseas e vômitos.
Em Montenegro, a vacina é ofertada gratuitamente na Secretaria Municipal de Saúde, no bairro Senai; no Posto de Atendimento Médico - PAM, no Centro; na ESF da Germano Henke e na ESF do bairro Industrial. Contudo, para a realização da dose é necessário o agendamento prévio. A recomendação é de que a vacina seja feita dez dias antes de viajar.
Gestantes, mulheres que estejam amamentando, pessoas com baixa resistência, transplantados, pessoas que têm HIV e idosos com mais de 60 anos, com doenças crônicas, é prudente consultar seu médico antes de se vacinar.
Municípios gaúchos que passam a ser área de recomendação para vacinação de Febre Amarela em 2018:
1) ACEGUÁ
2) ARROIO DO PADRE
3) ARROIO DO SAL
4) ARROIO GRANDE
5) BALNEÁRIO PINHAL
6) CANDIOTA
7) CAPÃO DA CANOA
8) CAPÃO DO LEÃO
9) CERRITO
10) CHUÍ
11) CIDREIRA
12) DOM PEDRO DE ALCÂNTARA
13) HERVAL
14) HULHA NEGRA
15) IMBÉ
16) JAGUARÃO
17) MAMPITUBA
18) MORRINHOS DO SUL
19) MORRO REDONDO
20) MOSTARDAS
21) PALMARES DO SUL
22) PEDRAS ALTAS
23) PEDRO OSÓRIO
24) PELOTAS
25) RIO GRANDE
26) SANTA VITÓRIA DO PALMAR
27) SÃO JOSÉ DO NORTE
28) TAVARES
29) TERRA DE AREIA
30) TORRES
31) TRAMANDAÍ
32) TRÊS CACHOEIRAS
33) TURUÇU
34) XANGRI-LÁ