Taxa de Sobrevivência e mortalidade dos Pequenos Negócios




De cada 100 micro e pequenas empresas abertas no Brasil, 73 permanecem em atividade após os primeiros dois anos de existência. Segundo o estudo “Taxa de Sobrevivência das Empresas no Brasil”, feito pelo Sebrae, estes são os anos mais críticos para uma empresa.

 A taxa de sobrevivência de 73,1% das micro e pequenas empresas se refere àquelas que estão há pelo menos dois anos completos em atividade, já que as que abriram as portas antes deste período tinham 71,9% de sobrevivência.

A pesquisa aponta que as indústrias são as que mais obtêm sucesso. De cada 100 empresas abertas, 75,1% permanecem ativas nos dois anos seguintes. Em seguida, aparecem comércio (74,1%), serviços (71,7%) e construção civil (66,2%).

 As empresas da região Sudeste apresentam os melhores índices (76,4%). Na sequência, vêm as regiões Sul (71,7%), Nordeste (69,1%), Centro-Oeste (68,3%) e Norte (66,0%).

Comparando o desempenho nacional com o de outros países, o índice de sobrevivência das micro e pequenas empresas brasileiras é superior ao de nações como Espanha (69%), Itália (68%) e Holanda (50%), conforme dados da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Apesar da crise da economia brasileira, a maior sobrevivência das empresas brasileiras deve-se principalmente ao avanço da legislação e o aumento na escolaridade dos empreendedores, apontou o Sebrae.

CRÉDITO:
http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego