Se você é aposentado, pensionista do INSS ou recebe algum benefício deverá realizar a Prova de Vida




Se você é aposentado, pensionista do INSS ou recebe algum outro benefício assistencial, deverá realizar todos os anos a Prova de Vida. Este procedimento é utilizado pela Previdência Social, como uma forma de controlar pagamentos indevidos de benefícios aos segurados, e também trazer mais segurança para o cidadão.
 
Todo os beneficiários do INSS devem realizar a Prova de Vida do INSS, e também o recadastramento de uma nova senha de atendimento, para não correr o risco de deixar de receber seus benefícios.
 
Para você que está indo para o segundo ano de recebimento e não sabe como proceder em relação a isso, hoje estaremos falando um pouco mais sobre o assunto da “Prova de Vida”. Esclarecendo como funciona, como renovar a senha, quais documentos necessários para realizar o procedimento, entre outros itens relacionados a este tema, confira.
 
O que é “Prova de Vida” e para que serve?
 
A Prova de Vida, como próprio nome já diz, é utilizado para verificar se o segurado está vivo e pode continuar recebendo seu benefício. É também a maneira que o Governo utiliza para controlar os pagamentos dos milhares de beneficiários todos os anos no país.
O procedimento, é feito na instituição onde são depositado os pagamentos de benefícios para o cidadão. A prova é realizada para evitar que benificiários que vieram a falecer continuem recebendo dinheiro de benefícios indevidamente, como aposentadoria e pensão por morte.
 
Na Agência da Previdência escolhida para atender o cidadão beneficiário, há um controle de cadastro que é feito da renovação anual da senha para o saque, mediante apresentação de um documento com foto válido.
Como fazer para recadastrar a senha do benefício
 
Para realizar a Prova de Vida e um novo cadastramento de senha, o beneficiário deverá se dirigir até a agência bancária do qual recebe o benefício, de posse de documento de identificação com foto, como RG, CNH, Carteira de Trabalho, etc.
Após a identificação no caixa, será necessário inserir uma senha, que pode ser a mesma do ano anterior, mas é aconselhado mudança na sequência de números, principalmente caso haja alguma suspeita de saques sem autorização. Não esqueça de guardar em local seguro
 
Em alguns bancos a renovação de senha é feita através de identificação biometria. Caso você não possa ir até a agência por algum motivo relacionado a doença ou locomoção, poderá enviar um procurador cadastrado e autorizado pelo INSS.
Prova de vida para quem mora no exterior
 
Para quem é beneficiário no Brasil e está em viagem ou morando no exterior, poderá recadastrar sua senha através de um procurador como no caso citado acima, ou através de um documento de prova de vida emitido pelo consulado no país em que está morando. Neste caso será preciso baixar um formulário, preencher todas informações solicitadas e então realizar o envio.
 
É sempre recomendado que o procedimento seja realizado assim que for identificado no sistema que a renovação será por exemplo, “no próximo mês”. Evitando que fique sem poder sacar o benefício.
 
Existe uma data fixa para fazer da Prova de Vida?
 
Não. A Prova de Vida é anual, mas o período de recadastramento depende de cada banco, pois eles são os responsáveis pelo recadastramento e não o INSS.
 
O que acontece se eu não fizer o recadastramento?
 
Seu benefício será interrompido. Só será possível receber após a atualização do cadastro/senha. Caso haja mais alguma dúvida, entre em contato com o INSS através do telefone da central de atendimento no 135, ou através do site oficial da Previdência Social no www.previdencia.gov.br.
 
Esteja sempre atento a esse assunto muito importante. Caso você tenha um beneficiário em sua casa, repasse esta informação útil para ele.