Campanha “Cultura Doadora” para incentivar doação de órgãos foi apresentada na Câmara de Montenegro

Dra. Tatiana Michelon - Nefrologista do Hospital Montenegro

O permanente estímulo à doação de órgãos teve mais uma etapa, quinta (21) à noite, na Câmara de Vereadores. O espaço Tribuna Livre foi ocupado pela Dra. Tatiana Michelon, Nefrologista do Hospital Montenegro, que fez o lançamento oficial da campanha “Cultura Doadora”, desenvolvida pela Fundação Ecarta com apoio do Jornal Ibiá, HM, Uninter, Fundarte e Sinodal.

Trazidas informações sobre a dificuldade para se concretizar, de fato, a doação. Por exemplo: no Hospital Montenegro, ocorreram três mortes encefálicas em 2015. Em dois casos o coração parou, impossibilitando o funcionamento dos demais órgãos, e no terceiro os familiares não autorizaram a doação. Ano passado, ocorreram quatro mortes encefálicas e neste, sete, sendo que os familiares negaram que os órgãos fossem doados. 

A médica lembrou que é importante conhecer o desejo de um familiar em ser doador, para ele ser colocado em prática e assegure a continuidade de vida, através de outra pessoa. Em 2018, a campanha terá diversas ações em escolas e comunidade, para modificar o panorama de Montenegro como cidade que registra cem por cento de negativa familiar à doação de órgãos.

Crédito: