Caminhar têm custo zero e faz bem à saúde




A caminhada é um tipo de atividade física mais democrática. Não exige habilidade, apenas disposição; é barata, pode ser feita praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade. Para praticá-la basta apenas um bom tênis. Ao lado da corrida e do ciclismo, forma o tripé de exercícios de baixo custo e de alto benefício à saúde.

O profissional de educação física Rodrigo Honorato explica que a corrida, a caminhada e o ciclismo são exercícios aeróbicos. Eles possuem benefícios comprovados na prevenção de osteoporose, doenças cardíacas, cânceres de ovário e mama, distúrbio do sono, melhora a disposição e a capacidade cardiorrespiratória. E o melhor de tudo: ainda emagrece. “Quem se exercita mantém o organismo ativo e afasta uma série de doenças”, afirma Honorato. “Mexa-se”, sugere o supervisor de educadores físicos do Programa de Melhoria da Qualidade de Vida do Ministério da Saúde (Geração Saúde), do Ministério da Saúde.

Apesar de não terem custo, essas atividades exigem alguns cuidados dos praticantes. “A pessoa sempre deve usar um bom tênis, roupas arejadas, levar uma garrafa de água para se hidratar e usar filtro solar ao se exercitar ao ar livre”. Honorato afirma que os parques e calçadões são boas opções para estas atividades e aconselha ao praticante observar alguns itens de segurança, como se exercitar em locais com circulação de pessoas, iluminados e sem buracos. Para quem pedala, o ideal é sempre usar capacetes, braçadeiras e tornozeleiras e uma bicicleta em bom funcionamento.

O assistente administrativo João Carlos Almeida, 62 anos, cumpre as regras básicas para uma boa corrida. Diariamente, ele se exercita no calçadão do Gama, cidade onde mora. “Corro há 30 anos, não tenho nenhum problema de saúde grave e minha pressão arterial é 12 por 8. O peso é estacionado em 70 quilos”, conta o servidor, de corpo esguio e que não apresenta a idade que tem. Ex-jogador de futebol nas décadas de 1970 e 1980, Almeida adotou a corrida como atividade física há 30 anos, quando encerrou a carreira futebolística.

Academias da Saúde – O Ministério da Saúde desenvolve o Programa Academia da Saúde, em parcerias com as secretarias municipais e estaduais de saúde, para estimular a prática de atividades físicas pela população. Até 2012 foram repassados R$ 114 milhões, de um total de investimento previsto de R$ 390 milhões. A iniciativa prevê a implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados para a orientação de práticas corporais, atividades físicas e lazer. Atualmente, há mais de 2,8 mil polos habilitados para a construção em todo o país e outros 155 projetos pré-existentes que foram adaptados e custeados pelo Ministério da Saúde.