Alerta para proliferação do Aedes Aegypti



Chegada do calor aumenta alerta para proliferação do Aedes aegypti

Com a chegada do Verão, que inicia oficialmente nesta quinta-feira (21), as altas temperaturas e as constantes precipitações de chuva começam a se tornar rotina. Em Montenegro, assim como em todo país, o combate à proliferação do Aedes aegypti deve ser intensificada.

De acordo com a chefe da Vigilância Sanitária do município, Silvana Schons, em geral, no Verão, a tendência é de aumento dos surtos de doenças transmitidas pelo inseto — Dengue, responsável pela maior incidência de epidemias, Zika e Chikungunya, as duas últimas com história mais recente nos boletins de saúde pública. “Nesta época, também, o mosquito tem o seu ciclo de reprodução beneficiado pelas condições climáticas”, enfatiza Silvana. 
Para evitar a proliferação do Aedes, a Vigilância em Saúde de Montenegro aposta no controle do vetor durante todo o ano. Esse combate é focado nas visitas aos pontos estratégicos, visitas domiciliares, monitoramento da infestação, ações educativas em escolas e empresas, entre outras. Estas atividades são realizadas pelos Agentes de Combate as Endemias com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde.
“Todo cuidado é pouco. Se não queremos as tão temidas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, não podemos deixar o mosquito se criar”, salienta, destacando que a prevenção é a melhor arma no combate.


Pontos-chave na prevenção:

1. A Dengue ainda é a doença que possui muitos registros, mas o crescimento da Zika e Chikungunya é preocupante.

2. Nesta estação, o ciclo de reprodução do mosquito se intensifica, a prevenção torna-se essencial.

3. Segundo dados do Ministério da Saúde, o registro de casos de Chikungunya aumentou desde as primeiras notificações em 2014.

4. A prevenção não é responsabilidade só do poder público. Também a população precisa fazer sua parte, ou seja, não deixar água parada. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 3632-1113.

Fonte: ACOM MONTENEGRO