10 anos do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS MONTENEGRO



Em atividade promovida pelos funcionários da unidade, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Novo Horizonte comemorou 10 anos. 

Diferentes atividades em grupos psicoterapêuticos, grupos terapêuticos para familiares, grupos operativos, além das oficinas terapêuticas, por exemplo, são responsáveis pelos 800 atendimentos mensais oferecidos pelo CAPS Novo Horizonte.

Atualmente, a equipe composta por duas psicólogas, um psiquiatra, um assistente social, uma terapeuta ocupacional, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem, uma higienizadora, um motorista, três estagiários de psicologia e duas estagiárias de administração formam o quadro de trabalho que recebe, em torno de, 300 usuários frequentando os serviços oferecidos.

A Secretária Municipal de Saúde, Ana Maria Rodrigues, juntamente com a psicóloga e Coordenadora da unidade do CAPS Novo Horizonte Jaqueline Porto, recebeu o Prefeito Municipal Kadu Müller e destacou a importância de ter o Centro de Atenção Psicossocial disponível à comunidade.

Na ocasião, Kadu agradeceu e salientou o empenho da equipe e reforçou, ainda, que esses 10 anos são apenas o início de mais trabalho e dedicação aos usuários da unidade.
 

O evento teve a presença de representantes do Poder Legislativo local, representantes da Administração Municipal, usuários do Centro de Atenção Psicossocial e, também, comunidade em geral.

CAPS: o início
 

Com uma equipe reduzida a seis funcionários, o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, inaugurou suas atividades no dia 14 de dezembro de 2007. Embora a data de início seja esta, o projeto CAPS foi construído durante quase 3 anos até sua inauguração. A psicóloga Jaqueline Porto, atualmente coordenadora do CAPS, teve envolvimento direto nesta implantação desde o início.
Com a primeira sede na rua Apolinário de Moraes 1607, ao lado do Hospital Montenegro, o CAPS oferecia serviços como o acolhimento, atendimento individual, atendimento de familiares, atendimento domiciliar, grupos terapêuticos para pessoas em uso problemático de álcool e drogas e grupo de mulheres em sofrimento psíquico.

Após a consolidação do trabalho oferecido pela dedicada equipe e com o crescimento da demanda de atendimento, a sede já não comportava a existente procura. Foi então, em janeiro de 2015, que o CAPS se mudou para o bairro Timbaúva, na rua Bruno de Andrade 1847, onde atende até hoje. A nova sede proporcionou um espaço físico mais amplo e condições mais agradáveis que refletem numa oferta de serviço com mais qualidade.

 Fonte: ACOM MONTENEGRO