68 anos da Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves




Biblioteca Municipal completa 68 anos de história

No último sábado (25), a Estação da Cultura foi palco da celebração dos 68 anos da Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira, juntamente com a premiação da 10ª edição do Projeto Poesia em Movimento.

O projeto recebeu a inscrição de 595 poesias em quatro categorias: Escritores Montenegrinos, Comunidade em Geral, Estudante do Ensino Médio e Estudante do Ensino Fundamental. Além disso, as escolas da Zona Rural e Urbana com mais trabalhos inscritos na 10ª edição do Projeto Poesia em Movimento receberam troféu.


Ao todo, foram selecionadas 60 poesias que vão circular pela cidade no interior dos coletivos da empresa Viação Montenegro (VIMSA), representada, na ocasião, pela Gestora Comercial Aline Riffel.

Prestigiaram a celebração a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Rita Carneiro Fleck, a Diretora da Biblioteca Pública Ana Valdeti Martins, o Patrono da 15ª Feira do Livro de Montenegro e 10ª Feira do Livro do Vale do Caí, Flávio Patrício Vargas e o desenhista Gerson Tasca, parceiro do projeto.

Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira

Em 25 de novembro de 1949, através da Lei Municipal nº 209, foi criada a Biblioteca Pública Municipal de Montenegro, na gestão de José Pedro Steigleder. Em 8 de novembro de 1999, na gestão de Maria Madalena Bühler, através da Lei Municipal nº 3443 a Biblioteca passou a denominar-se Biblioteca Pública Municipal Hélio Alves de Oliveira. O visionário vereador Hélio Alves de Oliveira se preocupou com o desenvolvimento cultural de Montenegro e foi um incentivador na criação da Biblioteca Pública Municipal.

Atualmente a Biblioteca possui um acervo de mais de 50 mil exemplares e conta com vários setores de atendimento ao público, como o empréstimo, a consulta local, a Hemeroteca, a Biblioteca Infantil e o Museu Literário. Ao longo dos anos muitos projetos de incentivo à leitura foram desenvolvidos, como por exemplo: A Biblioteca Vai Até Você, Bate-papo Literário, Feira do Livro de Montenegro, Gincana Cultural, Hora do Conto, Poesia em Movimento, Troca-troca de livros, entre outros.

Fotos: ACOM