Vereadores de Montenegro na luta por sala para a Educação Infantil na Escola Estadual em Vendinha

 
 
 Sensível ao relato de pais diante do problema enfrentado por crianças de Vendinha que, para estudar, precisam deslocar-se à Rua Nova, pois não há sala para a Educação Infantil na Escola Estadual Adão Martini, situada na localidade, o Vereador Talis Ferreira (PR) promoveu reunião, segunda (30) na Câmara, para a busca de uma solução.

  Com o apoio dos Vereadores Juarez Vieira da Silva (PTB) e Cristiano Rosenthal Braatz (PMDB) – “Von”, discutiu-se a possibilidade de parceria com a Prefeitura para a implantação desta sala, como o que foi proposto e executado pelo Município na Escola Bello Faustino dos Santos, de Fortaleza. “Trata-se de uma questão de segurança, pois estas crianças atravessam a BR 386 quatro vezes por dia, na ida e na volta. Uma situação bastante complicada, que queríamos evitar”, acentuou Talis, lembrando que a demanda necessita também ter a autorização do Governo do Estado.
 
 Participaram ainda a Diretora da Adão Martini, Jucilene Kuhn Rambor; Cláudia Mombach, Diretora do Departamento de Educação da SMEC, além de pais de alunos. Conforme a Secretaria, para a abertura de mais uma sala primeiramente é preciso realizar-se um levantamento da demanda de alunos prevista para os próximos três anos (2018 a 2020), e se há um espaço físico adequado. A Diretora da Adão Martini revelou que atualmente não há esta sala, que teria de ser construída.
Representante das famílias afirmou que elas já conversaram sobre o assunto, se responsabilizando pela construção da sala se a SMEC assumisse o compromisso de designar professores. Segundo ele, numa projeção para os próximos quatro anos, haveria 45 crianças. Já em 2018, para o Jardim A, seriam sete, mais onze para o Jardim B, e para 2019 mais dez.
 
 O posicionamento da SMEC foi o de que se deve verificar o atendimento por parte ao Estado, tendo por base o levantamento feito pela Escola, além do fato que a demanda precisa ser encaminhada à análise e aprovação do Conselho Municipal de Educação. A Secretaria observará também questões como a viabilidade do uso da sala, e caso o Município a construa, se estará adaptada à necessidade das crianças. Conforme levantamento, a nova sala se localizaria num espaço entre a pracinha e a horta da Escola Adão Martini.
 
 Foi perguntado ao Vereador quanto à possibilidade de a Prefeitura disponibilizar arquiteto para a elaboração do projeto. Ferreira respondeu afirmativamente, porém não deu mesma certeza quanto à mão-de-obra para a construção.
 
 No momento em que houver projeto, este é encaminhado para a Secretaria de Obras do Estado, que possui equipe responsável pela construção. “Iremos marcar o mais rápido possível um novo encontro, contando com a participação os profissionais da Secretaria de Obras, para dar andamento ao tema”, garantiu Talis. “Existe a possibilidade de que ocorra a construção. Vamos batalhar por isto”, assegurou Talis, obtendo a concordância dos demais Vereadores.