Sugestão da Câmara para que a Secretaria da Saúde disponibilize um fone 0800


A marcação de consultas especializadas na Secretaria Municipal de Saúde é realizada somente pelo telefone 3632-3102, o que vem gerando inúmeras queixas da população. Sensíveis ao apelo da comunidade, Vereadores promoveram reunião com o Executivo na manhã de segunda-feira (23).


A iniciativa partiu de Juarez da Silva (PTB). Ele lamentou a ausência da Secretária da Saúde, Ana Maria Rodrigues, que enviou documento minutos antes do início da reunião, alegando que teria outro compromisso, inadiável. “É no mínimo uma falta de consideração não com nós, Vereadores, mas com a comunidade”, lamenta. Representando o Conselho de Saúde, compareceu Sérgio Dalcin, além do Secretário de Gestão e Planejamento, Rafael Riffel e Juliana Valim Müller, Assessora Especial da Secretaria da Fazenda participaram. 

Segundo o Vereador Juarez da Silva, a motivação para propor a reunião partiu das queixas da comunidade, quanto à dificuldade para se marcar as consultas. “Há o número da central de atendimento, 3632-3102, que é para todos os serviços da Secretaria e também para a marcação das consultas, o que dificulta o acesso para a população”. Prosseguindo, o Vereador comentou que, além de muitas vezes não conseguirem marcar o médico, as pessoas sequer conseguem ligação, já que o telefone está sempre ocupado. 

A sugestão do presidente da Câmara, Neri de Mello Pena (PTB) - “Cabelo”, compartilhada por seu colega de bancada, o Vereador Juarez, é a de que a Secretaria da Saúde disponibilize um fone 0800, para este serviço de marcação de consultas. “A família de baixa renda, muitas vezes, não tem créditos no celular para fazer a ligação”, alerta Cabelo. Ele acredita que a medida, além de facilitar o acesso da comunidade através do número 0800, também irá diminuir o tempo de espera para se conseguir uma ligação. 

Prosseguindo, Cabelo comentou que atualmente, pelo sistema adotado, não adianta o povo ir até à Secretaria da Saúde, para tentar marcar a consulta. “Se houve opção por este tipo de marcação, é preciso dar acesso às pessoas”, cobram os Vereadores. 

Conforme o Secretário de Gestão e Planejamento, Rafael Riffel, já existe um grupo na Prefeitura fazendo o levantamento, em cada Secretaria, da quantidade de linhas telefônicas existentes, as demandas e sua utilização. Quanto ao número 0800, Riffel afirmou que irá levar a sugestão ao Prefeito Carlos Eduardo Müller - “Kadu”. Ele acredita que realmente precisa ser revista a marcação de consultas, e entende como positiva a criação do 0800. “É um facilitador para a comunidade”, conclui. 

Os Vereadores irão aguardar o retorno do Prefeito ao que foi solicitado. Caso necessário, farão nova reunião para discutir o assunto.