Ações de prevenção nos cemitérios de Montenegro

    
     Finados: Vigilância orienta sobre mosquito Aedes Cemitérios em Montenegro.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária, informou, nesta quarta-feira (25), os cuidados que a população deve ter para a data de Finados, celebrada na quinta-feira, 2 de novembro. 

Tradicionalmente, os visitantes do cemitério reverenciam seus entes queridos com vasos de flores. No entanto, essa homenagem deve ser feita de forma adequada para que não seja um prato cheio à proliferação do mosquito Aedes aegypti – transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

A Vigilância recomenda duas possibilidades mais indicadas para prestar homenagens sem colocar em risco a saúde da comunidade. Uma delas é encher de areia, até a borda, os vasos das plantas, tanto as naturais, quanto as artificiais. Além disso, a orientação é que a população não utilize pratinhos, nem vasos de vidro. A outra recomendação do setor é que todos recolham os lixos gerados.

A Vigilância em Saúde, através dos agentes de combate a endemias, estará passando nos principais cemitérios do município para levar orientações preventivas aos visitantes e chamar a atenção sobre a importância de reforçar os cuidados contra o Aedes. 

De acordo com a chefe do setor, Silvana Schons, o alerta se deve à necessidade de redobrar as ações de prevenção nos cemitérios, considerados locais de risco para a proliferação do mosquito. A recomendação é que, ao comparecer aos cemitérios, as pessoas evitem levar vasos de flores e outros objetos que possam acumular água da chuva. “Qualquer recipiente exposto ao ar livre pode se tornar um criadouro do mosquito e trazer sérios problemas à saúde da comunidade”, explica.

Neste período do ano, em que se alternam dias de chuva e de calor, o cuidado tem de ser permanente. Flores artificiais, embalagens plásticas, pratos de plantas, suportes de velas, copos plásticos e buracos em túmulos e jazigos são os objetos que podem acumular água e, consequentemente, ser criadouro de larvas do mosquito.

A Vigilância em Saúde trabalha em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), que disciplinou a venda das flores, incluindo um regimento, junto aos floristas, que proíbe a comercialização de embalagens que possibilitem o acúmulo de água, e com a Secretaria Municipal de Viação de Serviços Urbanos (SMVSU), que disponibilizará areia – para colocar nos vasos - nos cemitérios.

CRÉDITO:

FONTE: ACOM MONTENEGRO