Reunião semanal dos Vereadores de Montenegro com o Prefeito Carlos Eduardo Kadu Müller

Uma nova fase na relação da Câmara com a Prefeitura. Quinta (28) pela manhã no Gabinete do Prefeito Carlos Eduardo Müller (SD) - Kadu ficou selado que os Vereadores e o Prefeito, semanalmente, passarão a ter uma reunião conjunta, para tratar de ações coletivas a Montenegro.


A primeira aconteceu esta semana com participação do Chefe de Gabinete, Edar Borges, dos Secretários de Gestão e Planejamento, Rafael Riffel e da Fazenda, Nestor Bernardes. De forma descontraída, os assuntos foram sendo discutidos. O Prefeito Kadu disse que o objetivo é junto buscar o que pode ser realizado pelo município, dentro da realidade atual: “precisamos nos comprometer com o que realmente está ao alcance, não ficar na expectativa do impossível de se realizar”, frisou.
Kadu destaca que, até agora, as ideias apresentadas pelos Vereadores são positivas. Entre os temas, as obras paradas, em alguns casos, por questões jurídicas. O Chefe de Gabinete, Edar Borges, lamentou que diante de tudo o que aconteceu nos últimos meses, verbas federais tenham sido perdidas. Riffel assegura que, com relação a algumas, vem sendo trabalhado para que ainda se consiga reverter esta perda e garantir o recurso. “Há situações criadas em que o Município corre o risco de, além de devolver o já aplicado, ter que arcar com as correções destes valores”, pontuou.
O Prefeito disse que é preciso elogiar o empenho da Caixa Econômica Federal de Montenegro, que tem sido parceira na orientação quanto às verbas federais. Riffel adiantou que devem ser encaminhados para a Câmara dois projetos, solicitando a abertura de crédito especial e inclusão de meta na LDO, para a finalização das obras da Estrada Selma Wallauer e da Rua Ernesto Zietlow.
Outra matéria que deve dar entrada no Legislativo trata da adoção do turno único. Este seria somente para funcionários que atuam nos chamados “serviços operacionais”, como a manutenção de estradas, bueiros e limpeza de ruas. “Não teremos o custo dobrado de deslocamento das máquinas, alimentação, diminuindo os gastos e aumentando a produtividade”, defende Kadu. 
A proposta que deve chegar à Câmara é do turno único das 07h às 13h. A parte administrativa permanecerá atendendo normalmente, das 08h às 16h30min.
Os vereadores deixaram claro que estão abertos ao diálogo e a construção coletiva, em prol da comunidade. O presidente da Câmara, Vereador Neri de Mello Pena - “Cabelo” (PTB) citou a importância da transparência. Também participaram os Vereadores Juarez da Silva (PTB), Talis Ferreira (PR), Josi Paz (PSB), Rose Almeida (PSB) e Kellen Mattos (PSD). Na mesma manhã, com a participação dos moradores da localidade de Fortaleza e do Bairro Imigração, foram entregues as demandas apuradas nas reuniões do Programa “A Câmara Vai aos Bairros e ao Interior”.