Prefeito de Montenegro Carlos Kadu Müller anunciou o retorno da pré-escola em Fortaleza



        Uma ótima notícia para a localidade de Fortaleza. Segunda (25), na Câmara de Vereadores, o Prefeito Carlos Eduardo Müller (SD) - “Kadu”-, acompanhado da equipe técnica da Secretaria de Educação e Cultura    , anunciou o retorno da pré-escola na Bello Faustino dos Santos,         em Fortaleza.

A reunião foi uma iniciativa dos Vereadores Josi Paz (PSB) e Juarez da Silva (PTB), com a participação de moradores, Executivo e Vereadores.

Coordenando os trabalhos, Josi Paz (PSB) disse que a iniciativa do encontro surgiu a partir de solicitação da comunidade de Fortaleza. “Com o fim da pré-escola na Bello Faustino dos Santos, as crianças perderam sua referência”, lamentou. A Vereadora observa ainda que as crianças ficam um tempo muito grande rodando dentro do transporte coletivo, até chegar a um educandário.

A moradora e integrante do Grupo Organizado do Lar (GOL) Renascer, Edi Claudete Lerner - “Tuti”, recordou que quando foi retirada a pré-escola, houve a promessa que retornaria, porém, isto não aconteceu. “A criança hoje faz a pré-escola fora de Fortaleza e depois volta para as séries iniciais”, comentou.

Tuti acredita que a medida foi totalmente equivocada, já que estas crianças estão perdendo a referência da sua região quando são transportadas para escolas de localidades distantes e até mesmo para a cidade. Citou o exemplo de uma aluna trazida para a Escola Jorge Guilherme Moojen, que não queria mais ir às aulas. “A gente tem conhecimento de que esta criança precisou inclusive de atendimento psicológico”, enfatiza.

Outra informação apurada foi a de que crianças desta região estariam estudando em uma escola de Triunfo. A moradora Graciela Santos da Silva destaca que é importante para o crescimento da criança manter o vínculo com a comunidade onde vive. “Entendemos a redução de custos, porém, até quando isto vale a pena?”, questionou.

Para Elisandra Kehl, do CPM da Bello Faustino dos Santos, além de tudo que já foi dito é preciso considerar ainda o risco: “muitas vezes, as crianças ficam horas dentro do transporte escolar”. Kehl argumenta que há crianças saindo de casa às 06h30min, para chegar à escola por volta de 8h. Em seguida, apresentou uma lista com 16 crianças aptas a estudar na pré-escola da Fortaleza, em 2018.

A Secretária de Educação Rita Carneiro Fleck falou que a comunidade é a grande fiscal do Poder Público, em seguida elogiando este movimento dos moradores e Vereadores, em prol de uma construção. Fleck disse que também fica angustiada com o modelo atual de transporte escolar, em que o aluno entra no transporte às 11h30, para chegar à escola às 13h.

O entendimento da Secretária é o de que as crianças preferencialmente devam ser atendidas nas suas comunidades. Reforçou a importância de se manter o vínculo do aluno na comunidade em que está inserido. “Havendo alunos suficientes, como foi previsto neste levantamento da comunidade que seriam 16 crianças, vamos reabrir a pré-escola na Bello Faustino dos Santos”, concluiu.

O Prefeito Kadu comentou que fez questão de estar presente, sendo que a partir deste levantamento, havendo a viabilidade de alunos, a pré-escola estará sendo reaberta em 2018. “As decisões do passado ficam para trás, a gente tem que discutir o presente, pensando no futuro”, acrescenta.

Transporte Escolar

Também foi tratada a situação do transporte escolar do Município. A Vereadora Kellen de Mattos (PSD) sugeriu que a Administração faça um estudo do transporte escolar em separado, para a zona rural e a urbana. “Precisa ser feito um plano por localidade”, defende a Vereadora.

Segundo a Assessora da Secretaria de Educação, Ana Paula Ferreira Pires, a complexidade do transporte escolar é enorme. Adiantou que estão sendo reorganizadas questões, como horários e roteiros, para 2018, compondo um minucioso estudo. “Estamos prevendo, no novo estudo de todas as linhas, questões envolvendo a área urbana e rural”, finaliza.