Montenegro busca adesão ao Programa Mais Médicos


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) encaminhou, na última semana, um ofício para pleito de adesão ao Programa Mais Médicos Para o Brasil (PMMB) do Ministério da Saúde. Como existe a possibilidade de o órgão federal habilitar profissionais médicos para as cidades que ainda não fazem parte do programa, há boa chance de Montenegro ser contemplado com profissionais do programa.

Aproveitando a possibilidade, a secretária municipal de Saúde, Ana Maria Rodrigues, salientou e reforçou a necessidade de o município fazer parte do programa com a adesão para oito vagas de profissional médico intercambista para continuar fortalecendo a Atenção Básica. Agora, a SMS fica no aguardo da manifestação da Coordenação Nacional do Mais Médicos em relação à solicitação. De acordo com a secretária de Saúde, é preciso fortalecer a atenção básica, pois o município teve, este ano, a habilitação de mais cinco Estratégias de Saúde da Família, sendo que, para tal, será preciso recompor as equipes com a figura do profissional. “Em outras oportunidades, o município tentou, por vários anos, concurso público para o cargo, sem êxito”, revela.

Segundo a titular da pasta, toda a rede de Estratégia de Saúde da Família preconiza o fortalecimento de vínculo, acolhimento e resolutividade na cobertura assistencial. Os profissionais do Mais Médicos irão qualificar o atendimento à população, inclusive, ampliando o número de atendimentos e a qualidade da linha de cuidado na atenção básica, visando, também, desafogar a emergência do Hospital Montenegro. “Estamos otimistas com relação ao pleito”, ressalta Ana Rodrigues.