Incentivo à piscicultura em Montenegro


Montenegro incentiva o fomento à piscicultura


Buscando fomentar a piscicultura no município de Montenegro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) tem dado um grande auxílio aos produtores de peixe da cidade. Na tarde desta quinta-feira (28), integrantes do setor foram até a propriedade de Teófilo José da Silva de Azeredo, na localidade de Fortaleza, um dos piscicultores do município, para acompanhar os trabalhos que estão sendo realizados no local e explicar como são feitas as ações de benefícios a esses profissionais.


Na oportunidade, a diretora de inspeção da SMDR, Márcia Silva da Silva, destacou que Teófilo é um dos 35 produtores locais que faz parte da Associação Montenegrina de Piscicultores (AMOP) e do grupo municipal de piscicultores. Um dos auxílios que a Prefeitura de Montenegro presta a esses profissionais é uma reunião mensal com as agremiações (na última sexta-feira de cada mês) para esclarecer dúvidas, dar orientações e promover uma troca de experiências entre os produtores. “Para nós é uma grande ajuda, é um auxilio técnico para melhorar nossa produção”, enfatiza Teófilo.
Dentre os benefícios que a SMDR promove aos piscicultores estão os bônus (na parte de ração e adubação) e as horas-máquina para construção e reformas de açude. Para isso, os produtores precisam estar com toda a documentação em dia. Segundo Márcia, a Administração está apostando na diversificação. Benefícios que tem motivado os produtores. “A Prefeitura dá a faca e o queijo. Só precisamos cortá-lo”, destaca o produtor da localidade Fortaleza.

Feira do Peixe
Um dos pontos altos para o piscicultor, no município, é a Feira do Peixe Vivo. Na Semana Santa, quando o evento acontece em diversos pontos da cidade, os produtores recebem água, o local e um servidor para dar auxílio. Benefícios que motivam o produtor a participar da atividade. Segundo Márcia, a ideia, futuramente, é promover uma Feira do Peixe por mês no município. Nesse momento, o evento acontece apenas uma vez.

FONTE: ACOM MONTENEGRO