Frente Parlamentar de Defesa e Valorização da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes e Derivados



Nesta quarta-feira, 27, o deputado Afonso Hamm assumiu a presidência da Frente Parlamentar de Defesa e Valorização da Produção Nacional de Uvas, Vinhos, Espumantes e Derivados da Câmara dos Deputados.

O ato aconteceu durante reunião-almoço, promovida pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em Brasília, com a presença do presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, dos senadores Ana Amélia Lemos e Lasier Martins e do governador do Estado Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori.

Na ocasião, Hamm reiterou que o principal objetivo da Frente é dar visibilidade e apoio político ao setor. “Nossa missão é fortalecer a cadeia produtiva da uva, do vinho e derivados, buscando alternativas para melhorar a competitividade dos produtos vinícolas brasileiros nos mercados interno e externo”, completou.

Comprometido com as demandas do setor, o deputado votou pela inclusão das vinícolas no Simples Nacional e está construindo, com representantes das entidades, estratégias para equalização das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Afonso Hamm ainda destacou que pretende dar continuidade ao trabalho realizado pelo deputado Mauro Pereira, atual presidente da Frente, que ao lado do presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, do diretor de Relações Institucionais, Carlos Paviani, e do gerente de Promoção, Diego Bertolini, obtiveram conquistas significativas para o setor.

Também participaram do evento o presidente do Sindivinho, Benildo Perini, o secretário de Políticas Agrícolas, Wilson Vaz de Araújo, o presidente do SEBRAE Nacional, Guilherme Afif Domingos, representantes da Embrapa, Conab, Embratur, Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), Associação Brasileira dos Produtores de Cerveja Artesanal (Abracerva), vinícolas Perini e Dom Guerino.

Entre os deputados, acompanharam a posse os deputados federais Alceu Moreira, Carlos Gomes, Jerônimo Goergen, Giovane Cherini, Jones Martins, Yeda Crusius, Pepe Vargas, Celso Maldaner, Valdir Colatto, Carlos Henrique Gaguim, Rômulo Gouveia, Guilherme Coelho, Lúcio Mosquini, Edinho Bez, Renato Andrade, Josué Bengtson, Ricardo Izar, André Abdon, Evair de Mello, Ronaldo Benedeti, Tereza Cristina, Roberto Balestra, José Carlos Araújo e Nilson