Hospital Montenegro 100% SUS



Unidade de Terapia Intensiva (UTI) HM completa 4 anos de reabertura

A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Montenegro 100% SUS completa hoje, 20 de agosto, 4 anos de reestabelecimento de suas atividades. Reinaugurada em 2013, pelo então Governador em exercício Tarso Genro, a Unidade foi renomeada como NADIR ILZY BORCHARDT DIAS, em homenagem a uma das integrantes da diretoria da Mantenedora OASE que, durante 21 anos, esteve frente a Presidência da Mantenedora. Atualmente, mantendo-se ativa na missão de servir, Sra. Nadir Borchardt desempenha a função de segunda secretária.


A UTI HM funciona com 10 leitos, sendo referência para cerca de 14 municípios, além de receber pacientes de todo o Estado via central de leitos, tendo um histórico de atendimento com cerca de mais de 2 mil internações nesses 4 anos.

Este trabalho só é possível graças ao empenho de uma Equipe Multiprofissional, que conta com Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Médicos, Fonoaudióloga, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Secretaria Administrativa, Higienizadoras e Psicólogos – totalizando 50 colaboradores, divididos em três turnos de trabalho.

Além do cuidado ao paciente, foram desenvolvidos diversos Projetos de Pesquisas e de melhoria contínua na qualidade de assistência, destacando, entre eles, o Projeto UTI Legal – que visa o cuidado centrado no paciente, no seu bem-estar e de sua família, disponibilizando ao internado o acesso ao entretenimento (TV, música, entre outros) como medida terapêutica. Outra proposta diz respeito ao Projeto Visita Aberta, que proporciona a visitação ampliada ao paciente, permitindo aos familiares o acesso à UTI durante 12 horas por dia.

Considerando que a educação continuada é essencial, são realizados Rounds Multidisciplinares diários, sendo um momento em que os Profissionais do Setor, envolvidos no cuidado ao paciente, discutam os casos da Unidade e tomem as principais condutas relacionadas ao tratamento dos internados. Não menos importante, a Unidade conta com um cronograma de capacitações internas sistemáticas e contínuas destinadas à Equipe Multidisciplinar. Por fim, ao longo destes anos, podemos destacar a presença constante dos colaboradores em diversos Congressos,onde foram compartilhados diversos trabalhos desenvolvidos nesta UTI.

A Mantenedora OASE e Direção Administrativa do Hospital Montenegro 100% SUS parabenizam os colaboradores envolvidos na Linha de Cuidado ao Paciente da Unidade de Terapia Intensiva, não esquecendo àqueles que deixaram o quadro funcional nestes 4 anos, pois todos estes contribuíram, de alguma forma, para a construção de um Setor de qualidade em atendimento em Terapia Intensiva!